203754420256

839 palavras 4 páginas
Atividade 2

Evolução do pensamento econômico

a) Faça um quadro síntese das principais escolas do pensamento econômico;

Escolas do pensamento econômico Escolas, períodos e descrição
Escola Fisiocrata: As obras desta escola estão quase que todas compreendidas no período entre 1756 – 1778. Dominada por François Quesnay (1694 – 1774) e Anne Robert Jacques Turgot ( 1727 – 1781).
Escola Fisiocrata de teoria econômica criada por um grupo de economistas franceses , para eles a riqueza das nações era derivada unicamente do valor de “terras agrícolas”.
Para os Fisiocratas a sociedade é governada por leis naturais semelhantes ás que existiam na natureza.
Escola Clássica: A escola Clássica começou em 1766, quando Adam Smith publicou seu trabalho a riqueza das nações ,e teve fim em 1871, quando W.Stanley Jovons , Carl Menger e Leon Walrs publicaram independentemente , trabalhos expondo as teorias Neoclássicas .Primeira escola moderna de pensamentos econômicos, seus conceitos tendem a encontrar um equilíbrio econômico a longo prazo , assim ajustando-se a determinadas mudanças no cenário econômico .
A escola Clássica refere- se a uma linha de pensamento econômico com base em Adam Smith e David Ricardo ,baseando-se nos preceitos filósofos do liberalismo e do individualismo , firmou os princípios da livre-concorrência, caracterizou a produção , deixando a procura e o consumo para segundo plano.
Escola Marxista: De 1818 a 1883, a escola Marxista refere-se a escola de pensamento desenvolvida a partir dos escritos do economista , filosofo e teórico politico e alemão Karl Marl Marx, deu origem aos mais diversos grupos políticos e linhas de pensamento da chamada esquerda no mundo todo e subsidio o processo revolucionário na Rússia , suas principais teorias são: Valor –trabalho,

Relacionados