203451450272

290 palavras 2 páginas
Universidade Federal de Viçosa
Campus de Rio Paranacentertopíba
Disciplina: Teoria Geral da Administração – ADE104
Prof. Leonardo
TRABALHO
Equipe
Cleiton Henrique – 3344
Adriano Marcos Silva – 3376
Janaina Cristina de Carvalho – 3390
MAIO, 2014
ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS
A teoria das relações humanas foi um movimento que surgiu nos Estados Unidos depois das conclusões de um experimento chamado Hawthorne que se opunha a teoria Clássica da Administração, foi realizado por Elton Mayo.
Foi desenvolvida pela necessidade de tornar mais humana a relação entre a empresa e o empregado, usava técnicas da psicologia e sociologia em sua aplicação objetivando assim melhorar o ambiente de trabalho nas empresas e consequentemente aumentar sua produtividade.
O estudo foi feito entre 1927 e 1932 nas dependências da empresa Western Electric Company, localizada em Hawthorne, distrito de Chicago, o estudo teve três fases:
Sala de provas de montagem de Relés
Programa de Entrevista
Sala de observações da montagem de terminais
Sala de provas de montagem de Relés
A primeira fase tinha por finalidade estudar os efeitos gerados no empregado pela fadiga no trabalho, a mudanças de horários e a implantação de intervalos de descanso durante o trabalho. Concluíram que o grupo visava os mesmos objetivos, não existia pressão, criaram laços de amizade entre si preocupando se uns com os outros tornando se assim uma equipe.
Programa de Entrevista
Nesta fase o empregado era entrevistado, na maioria das vezes por seu superior, nesta entrevista ele falava de suas aflições, de seus medos, tudo que pudesse estar trazendo algum tipo de problema a ele, ficou constatado que os empregados formavam grupos entre eles e eram fieis uns ao outros, e na grande maioria com a empresa, mas entenderam que este fenômeno de lealdade divida poderia trazer conflitos, inquietação e descontentamento.

Relacionados