203325610230

700 palavras 3 páginas
1 Como surgiu a Teoria das Relações Humanas?
A Teoria das Relações Humanas surgiu nos estados unidos como conseqüência imediata das conclusões obtidas na Experiência em Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Foi basicamente um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração. 1 Qual é o principal representante da Teoria das Relações Humanas? George Elton Mayo.
3. Cite dois itens nos quais estão centradas as críticas à Teoria das Relações Humanas.
Negação dos conflitos entre empresa e trabalhadores; concepções utópicas do trabalhador – operário feliz e integrado ao trabalho, nem sempre existe.

4. O que você acha de positivo nessa Teoria? A Teoria das Relações Humanas levanta aspectos importantes e que não devem passar despercebidos, como a análise dos fatoes motivadores do trabalho ou o comportamento favorável à iniciativa dos funcionários.

Demonstra que o o homem e um ser social que age de acordo com as influencias do meio de convívio buscando não o aumento salarial ou aumento de benefícios e sim uma remuneração no ciclo motivacional como ponto principal.

5. Como surgiu a Teoria Neoclássica?
Surgiu na década de 1950 da necessidade de se utilizarem os conceitos válidos e relevantes da Teoria Clássica, expurgando-os dos exageros e distorções típicos de qualquer teoria pioneira e condensando-os com outros conceitos igualmente válidos e relevantes oferecidos por outras teorias administrativas ao longo das três últimas décadas.
6. Cite as principais características da Teoria Neoclássica. Ênfase na prática da Administração, reafirmação relativa dos aspectos clássicos, ênfase nos princípios gerais de administração, ênfase nos objetivos e nos resultados, ecletismo da Teoria Neoclássica.
Enfase na pratica de administração, reafirmação relativa das proposições clássicas, ênfase nos princípios gerais da gestão, ênfase no objetivo e resultados.

7 O que significa centralização e descentralização?

Relacionados