202798550213

760 palavras 4 páginas
Densidade
A densidade do leite varia entre 1,023 g/mL e 1,040 g/mL a 15 "C; o valor médio é 1,032 g/mL. Leite com alto teor de gordura apresenta maior densidade em relação a leite com baixo teor de gordura, em razão do aumento do extrato seco desengordurado que acompanha a aumento no teor de gordura.
Fraudes no leite
A qualidade do leite é controlada pelos institutos de saúde pública por meio de testes específicos que envolvem a determinação de densidade, teor de gordura, rancidez e a acidez, e a presença de aditivos usados para conservação ou materiais estranhos ao leite para esconder o seu "batismo" com água. A tabela a seguir mostra alguns materiais que já forma encontrados no leite e sua função no "processo" de fraude.
Materiais
Função
Antibióticos
Formol
Ácido Salicílico e salicatos
Ácido Bórico e boratos
Conservar o leite, evitando a ação de micro-organismos
Amido
Disfarçar a adição de água no leite, mantendo densidade inicial
Bicarbonato de Sódio
Disfarçar a acidez do leite observada quando este está deteriorado

2.2.4 Densidade relativa à 15º C (g/mL)
O princípio consiste na imersão de um densímetro de massa constante no líquido provocará deslocamento de uma quantidade deste, que será, em massa, igual à do densímetro utilizado e, em volume, proporcional à densidade da amostra. Esse deslocamento fará o líquido alcançar um valor na escala graduada em graus densitométricos (BRASIL, 1981).
Segundo PENNA et al (2004), a densidade pode ser medida através de densímetros ou aerômetros consiste no método mais rápido e prático de se determinar a densidade relativa de diferentes soluções, apresentando resultados bastante exatos. Este equipamento apresenta escala apropriada para a leitura da densidade de cada material específico a ser testado. Quando o destino é a análise de leite recebe o nome de lactodensímetro. Se apresentar um termômetro acrescido ao equipamento, é designado como termolactodensímetro. São vários os modelos

Relacionados