202502030708

585 palavras 3 páginas
1) Após leitura do capítulo 2 em grupo, formular um conceito do que é competência utilizando suas próprias palavras. Competência é tomar a iniciativa e assumir a responsabilidade diante das situações profissionais com as quais nos deparamos. Consiste em um entendimento prático de situações, que se apoia em conhecimentos adquiridos e os transforma à medida que aumenta a diversidade de situações.
2) Qual a importância da gestão por competência no cenário atual do mercado de trabalho?
A gestão de competências é uma ferramenta muito importante para a gestão de recursos humanos, deve ser encarada como parte de um sistema maior de gestão organizacional, sendo necessário que esteja em perfeita sintonia com a estratégia organizacional. É de fundamental importância que se estudem as competências organizacionais e individuais, a fim de que o serviço prestado tenha um diferencial.
3) Em grupo, discutir as principais vantagens da seleção por competência e explica-las. Com base nos estudos do texto, a seleção por competência proporciona segurança para concretização dos processos seletivos, amplia os resultados da pesquisa, analisa as atribuições da vaga requisitada devido ao fato de existir uma pré conferencia do perfil atrelado a tarefa, possibilita o detalhamento de um perfil apropriado dos candidatos para a respectiva vaga, auxilia na redução dos custos da empresa, uma vez que não será necessário retrabalho de setores envolvidos na seleção para treinar um funcionário que foi admitido e não se enquadra no perfil da vaga.
4) Quais as diferenças entre a seleção por competência e a seleção dos modelos tradicionais?
Seleção por competência: Visa levantar as experiências passadas dos candidatos de modo que o mesmo é submetido a perguntas que são elaboradas de acordo com o perfil da vaga. Se o cargo em questão é de um Operador de Telemarketing, como exemplo pode ser feita uma pergunta com base nas competências que ele deve ter para exercer a função. Ex: você já passou

Relacionados