2020323233

Páginas: 6 (1471 palavras) Publicado: 7 de maio de 2013
Fundação Getúlio Vargas
MBA LLM Direito Empresarial
Disciplina: Fundamentos da Contabilidade
Prof. Volnei F de Castilhos - Exercício 04

1) O Balanço Patrimonial mostra a situação econômica ou financeira? O Balanço Contábil mostra o valor de uma empresa? O DRE mostra o resultado econômico ou financeiro?
R: O balanço patrimonial é a demonstração que apresenta todos os bens e direitos daempresa, assim como as obrigações em determinada data. Reflete a posição financeira em determinado momento. É constituído de duas colunas: a coluna do lado direito é denominada Passivo e Patrimônio Líquido. A coluna do lado esquerdo é denominada ativo. Atribui-se o lado esquerdo ao Ativo e o direito ao Passivo e patrimônio líquido por mera convenção. O DRE é um resumo ordenado das receitas e despesasda empresa em determinado período (12 meses). É apresentada de forma dedutiva (vertical), ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e, em seguida, indica-se o resultado (lucro ou prejuízo). O DRE é uma demonstração que evidencia o resultado econômico da empresa.

2) Qual a diferença entre Custos, Despesas e Investimentos? Cite exemplos práticos
R: Custo é o que foi despendido para seproduzir, ou para comprar um bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. Em outras palavras, custos podem ser definidos como o preço pago para um bem ou serviço. São os gastos efetuados com o objetivo de gerar bens e/ou prestação de serviços. Exemplo é o consumo de matérias primas na fábrica, mão de obra direta, energia elétrica. Despesa é o ato administrativo pelo qual se paga emdinheiro ou se assume divida para adquirir bens ou serviços a serem consumidos direta ou indiretamente para obtenção de receita. São, em outras palavras, decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de saída ou redução de ativos ou incrementos em passivos, que resultam em decréscimo do patrimônio liquido e que não sejam provenientes de distribuição de resultado oude capital aos proprietários da entidade. Já o investimento é o uso de capital para produzir bens e serviços, criando valores para seus possuidores e para a sociedade em geral. Em outras palavras, são participações permanentes no capital social e outras sociedades e outros direitos permanentes que não se destinam à manutenção das atividades da sociedade. Exemplo: investimento em ações, obras dearte.

3) Informe qual Princípios Fundamental de Contabilidade deve ser aplicado:

3.1 - Uma nota de compra de matéria-prima adquirida no dia 26/03, recebido no dia 28/03 e esquecida dentro de uma gaveta no almoxarifado da empresa, sendo que o lançamento contábil aconteceu somente em 03.04.2013.

3.2 - Um dos sócios da empresa adquiriu em nome da empresa um carro para seu uso particular.3.3 - A folha de pagamento de março/2013 foi feito a apropriação (lançamento contábil) apenas em abril/2013 na Contabilidade da empresa. Qual princípio não está sendo respeitado?

4) Qual o percentual ideal que uma empresa poderá gastar com Despesas Financeiras?
R: Quanto ao ideal para despesas financeiras é zero, no entanto devemos levar em conta alguns aspectos, se ela existir deve ser depreferência advinda de dívidas de longo prazo porque as de curto prazo serão para financiar o ativo circulante, estoques e clientes, o que pode obrigar a empresa a ter de “torrar” os preços para honrar estas dívidas de curto prazo. Do ponto de vista da empresa deve-se analisar se o custo do dinheiro no mercado é menor do que o dividendo e ou custos de transação da emissão de novas ações/quotas.Exemplo se o custo de capital no mercado é de 12% a.a. e o dividendo por ações 10 a.a. deve se optar pela emissão de ações.


5) Pode uma empresa quebrar tendo Lucro Econômico e não ter Fluxo de Caixa?

R: Uma empresa pode quebrar tendo lucro econômico e não tendo fluxo de caixa. Isto porque pode haver muitos ativos que não estão disponíveis para fazer frente a despesas e gastos imediatos. Um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!