2020323233

1471 palavras 6 páginas
Fundação Getúlio Vargas
MBA LLM Direito Empresarial
Disciplina: Fundamentos da Contabilidade
Prof. Volnei F de Castilhos - Exercício 04

1) O Balanço Patrimonial mostra a situação econômica ou financeira? O Balanço Contábil mostra o valor de uma empresa? O DRE mostra o resultado econômico ou financeiro?
R: O balanço patrimonial é a demonstração que apresenta todos os bens e direitos da empresa, assim como as obrigações em determinada data. Reflete a posição financeira em determinado momento. É constituído de duas colunas: a coluna do lado direito é denominada Passivo e Patrimônio Líquido. A coluna do lado esquerdo é denominada ativo. Atribui-se o lado esquerdo ao Ativo e o direito ao Passivo e patrimônio líquido por mera convenção. O DRE é um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período (12 meses). É apresentada de forma dedutiva (vertical), ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e, em seguida, indica-se o resultado (lucro ou prejuízo). O DRE é uma demonstração que evidencia o resultado econômico da empresa.

2) Qual a diferença entre Custos, Despesas e Investimentos? Cite exemplos práticos
R: Custo é o que foi despendido para se produzir, ou para comprar um bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. Em outras palavras, custos podem ser definidos como o preço pago para um bem ou serviço. São os gastos efetuados com o objetivo de gerar bens e/ou prestação de serviços. Exemplo é o consumo de matérias primas na fábrica, mão de obra direta, energia elétrica. Despesa é o ato administrativo pelo qual se paga em dinheiro ou se assume divida para adquirir bens ou serviços a serem consumidos direta ou indiretamente para obtenção de receita. São, em outras palavras, decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de saída ou redução de ativos ou incrementos em passivos, que resultam em decréscimo do patrimônio liquido e que não sejam provenientes de distribuição de resultado ou

Relacionados