2015815 182348 XPortal Gesta O Alvin Toffler

740 palavras 3 páginas
Portal Gestão
Alvin Toffler e o "choque do futuro"
Alvin Toffler nasceu em 3 de outubro de 1928 e é um escritor norte-americano conhecido pelo seu estilo futurista. É doutorado em Letras, Leis e Ciências e desenvolveu grandes ideias sobre a revolução das comunicações e a revolução digital.
Foi professor da Russel Sage Foundation, da Cornell University, e é muito conhecido pelas suas grandes obras famosas (Choque do Futuro e A Terceira Onda). Os seus trabalhos iniciais focavam o impacto da tecnologia e os efeitos de tanta informação, analisando posteriormente as reações das pessoas diante de tanta informação acumulada. O escritor futurista é casado também com uma escritora futurista, chamada Heidi
Toffler. Atualmente, Alvin Toffler ainda é muito conhecido pelos seus livros e realiza trabalhos de consultoria de empresas e órgãos do Governo americano, com destaque para atividades desenvolvidas para a NASA.
Ideias de Alvin Toffler
Alvin Toffler acreditava que havia uma sobrecarga de informações devido ao aumento das tecnologias e que isso impactava diretamente no cotidiano das pessoas. Foi ele que criou o termo "sobrecarga informativa", onde dizia que há muitas informações para serem processadas em um período de tempo muito pequeno.
A sobrecarga informativa era o tema mais defendido por Toffler desde o início de sua carreira, atribuindo este fenómeno a um grande stress da população que gera um problema social.
O sucesso de suas ideias é que Toffler teve a capacidade de prever que todas as pessoas seriam dominadas pela tecnologia e teriam um computador em casa.
Da mesma forma que continua com suas previsões futuristas, Alvin Toffler acredita que em um futuro próximo seremos vigiados por câmeras constantemente, sendo totalmente dominados pela tecnologia.
Em algumas entrevistas dadas a Revista Veja, Toffler ainda afirma que a agricultura do futuro irá focar na tecnologia para melhoria da qualidade dos alimentos, podendo produzir cada vez mais produtos bons a baixo custo,

Relacionados