2015814 19835 Reda O Jur Dica

2480 palavras 10 páginas
FACULDADES SANTO AGOSTINHO
FADISA - PORTUGUÊS II - PROFESSORA: NOÊMIA COUTINHO
MATUTINO/NOTURNO

Redação na Legislação Cléber Leandro Nardeli Resumo: Destaca a importância do domínio da técnica de redação jurídica como mais uma forma de aprimorar a Justiça.

Palavras-chave: Redação – Direito – Técnica – Justiça - Celeridade

Sumário: 1. Introdução. 2. Língua e redação. 3. Linguagem culta. 4. Simplicidade. 5. Coesão, coerência e clareza. 6. Concisão. 7. Verdade. 8. Gírias. 9. Neologismos. 10. Apelação. 11. Estrangeirismos. 12. Conclusão. Referências.

1. INTRODUÇÃO
A pragmática processual possibilitou ao autor, Analista Judiciário do Tribunal Federal Regional da 3ª Região, um contato diário com a língua portuguesa. Confeccionando e analisando peças processuais, notou muitas dificuldades dos operadores do Direito com relação à operação da língua pátria. O autor tem se deparado com peças processuais eivadas de erros. Crassos! Petições redigidas sem nenhum respeito à gramática e que carregam consigo pedidos incoerentes, contraditórios. Ou, ainda, petições contendo textos impenetráveis, em que o redator abusa do mau gosto ao escolher as palavras mais difíceis da língua em vez de optar pelos sinônimos mais simples e claros. Ora, o ordenamento jurídico brasileiro se expressa por meio da língua portuguesa. O mau uso dela influi negativamente na credibilidade e celeridade da Justiça. Esse trabalho não tem o condão de ensinar a gramática da língua portuguesa ou todas as regras e princípios de uma boa redação. Isso foge da área de especialização do autor. Consciente, porém, da importância do conhecimento de sua língua pátria pretende, não como professor ou detentor da verdade - mas como aluno que tem sede do saber - destacar essa importância aos profissionais da área

Relacionados