2015616 151047 Aula 11 Limites De Consistencia

1234 palavras 5 páginas
Introdução






As argilas se caracterizam por seu pequeno tamanho e por sua atividade elétrica superficial intensa;
Esta atividade elétrica faz com que moléculas de água fiquem aderidas à superfície das argilas, criando a dupla camada difusa;
As águas estão tão fortemente aderidas às partículas de argila, que a secagem a 105º C não é capaz de evaporá-la e esta água integra a fase sólida da argila.

Introdução






Na natureza toda argila está envolta numa camada de água adesiva, e ela é capaz de desenvolver coesão entre as partículas.
A granulometria não caracteriza bem os minerais argílicos, pois sua classificação é restrita apenas aos tamanhos das partículas.
Pode-se ter partículas do tamanho das argilas mas que não são constituídas por minerais argílicos, não tendo a habilidade de desenvolver a coesão.

Estados de Consistência




Um solo argiloso, dependendo de seu teor de umidade, pode apresentar características iguais às de um líquido ou de um sólido. Entre esse dois estados limites, o solo passa por um estado plástico e por um estado semi-sólido.
O método de determinação do estado de consistência de um solo argiloso foi desenvolvido por Atterberg e foi adequado por Casa-Grande.

Estado de Consistência


São os estados de consistência do solo:

Estado de Consistência








Estado líquido - o solo está saturado e apresenta as propriedades e a aparência de uma suspensão. Não possui forma própria e não apresenta nenhuma resistência ao cisalhamento.
Estado plástico - o solo está saturado. Pode ser moldado e mantém a forma sem trincas.Continua a se deformar sem acréscimo de tensão.
Estado semi-sólido - o solo está saturado. Se tentar moldá-lo ele aceitará a moldagem com dificuldade e aparecerão inúmeras fissuras.
Estado sólido - o solo está aparentemente seco. Se tentar moldá-lo ele se romperá.

Estado de Consistência


Limite de Liquidez (LL)






É o teor de umidade que indica a passagem do estado plástico para o estado líquido.

Relacionados