2015511 21554 Modelo Fichamento

1259 palavras 6 páginas
FACULDADE MERIDIONAL IMED
CURSO DE DIREITO

Discplina: Criminologia
Professora: Profª Drª Marília De Nardin Budó
Aluno: Victoria Gonçalves de Moraes
Fichamento de:

ANDRADE, Vera Regina Pereira de. Sistema penal máximo x cidadania mínima: códigos da violência na era da globalização. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2003. p. 33-61.

1. Do (pre)conceito positivista a um novo conceito de criminalidade: pela mudança do senso comum sobre a criminalidade e o sistema penal

1.1. Introdução

O texto aborda sobre a mudança do paradigma na ciência onde mostra uma nova visão do sistema penal com o conceito de criminalidade que está presente no senso comum com o modelo positivista de “combate à criminalidade” (p.34) através da politica e não somente pela ciência. Que acaba provocando a transformação da cultura no senso comum, não sendo de uma manutenção e sim para a superação do controle punitivo que o sistema penal está inserido.

1.2. O positivismo e o paradigma etiológico de Criminologia: o (pre)conceito de criminalidade no senso comum

A criminologia é afirmada como ciência, tendo como principal função a explicação da criminalidade indagando o que o homem faz e por que o faz, e tenta combater com os métodos científicos ou o experimental onde que chamam o homem de criminoso. Sendo a criminalidade como um fenômeno natural onde os crimes são naturais podendo se dizer que este criminoso tenha um comportamento que os distingue de forma diferente dos outros indivíduos, mas podendo “descobrir as suas causas e colocar a ciência desta a serviço do seu combate em defesa da sociedade” (p. 35).
Sendo assim o médico italiano Lombroso diz que “a causa do crime é identificada no próprio criminoso” (p.35) por ser uma ação propriamente da pessoa (uma ação natural), podendo se dizer que este criminoso pode ser chamado também de selvagem por serem indivíduos perigosos e anormais, de que possa possui uma loucura moral pois resulta de fatores da personalidade em uma minoria de

Relacionados