2015430 15552 A CONCUBINA DESAMPARADA

927 palavras 4 páginas
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
DICAS PARA LEITURA
1° Tente compreender, por meio do título, qual o assunto vai ser abordado no texto.
2° Concentre-se apenas na leitura, esqueça o resto;
3° Tenha sempre um dicionário com você;
4°Leia o texto todo;
5° Faça uma segunda leitura, porém, agora, leia parágrafo por parágrafo. Grife as expressões que você não conhece e pesquise.
5° faça um pequeno resumo de cada parágrafo
6° Após pesquisar o que você não conhece leia o texto novamente
7° Leia as perguntas com atenção antes de respondê-las.

A CONCUBINA DESAMPARADA

A proteção jurídica da união livre teve como obstetras o amadurecimento da sociedade, a elaboração dos pensadores e a arquitetura dos julgados, que de forma gradual e insinuante pulverizaram os contrafortes do preconceito, desobstruindo a abjeção infamante e sepultando a ignomínia. Então remetida às vastidões do subúrbio ou ao exílio dos cortiços, também às orelhas dos riachos, a mulher avulsa que prestava o preito da servidão na alfândega dos sentimentos veio ganhando dignidade, erguendo-se do anátema, libertando-se do opróbrio, conquistando a consideração da lei.
Antes que os constituintes escrevessem a carta das garantias civis, a concubina que vivesse algum tempo com um homem, e se fala no feminino pelo apreço cultural, caso contribuísse de forma direta na aquisição de algum cabedal, quando separada e reconhecido seu estado, poderia recolher a fração correspondente ao seu esforço, tal como acontecida entre os integrantes de uma sociedade, mas no âmbito do direito das obrigações; noutra linha, e ao desabrigo, demandava pelo pagamento de seus serviços domésticos, aceitando indenização por cama, mesa e banho, quando não era empregada, sequer messalina, ridículo estipêndio que atribuía um salário mínimo por ano de convivência.
Depois de oitenta e oito erigiram-se as novas entidades familiares, e o concubinato subjacente transmudou-se em união estável, agora com as galas de instituto e honras de salvaguarda. Nasce o

Relacionados