2015411 172744 O Narcisismo No Contempor Neo Tiago Trevisani 1

11976 palavras 48 páginas
7

3 O NARCISISMO: ALGUMAS LEITURAS
“Eu, caçador de mim.”
Milton Nascimento

A escuta clínica nos convida a trilhar múltiplos caminhos que vão sendo tecidos a partir do encontro entre os corpos. Nessas incursões nos deparamos e nos assombramos com a complexidade da vida, sendo convocados a sensibilizarmo-nos às intensidades e aos afetos que se produzem nesse plano. E, quando nos damos conta, estamos circulando pelos territórios da filosofia, da política, da antropologia, da história, do cinema, das artes, das mídias e tecnologias e tantos outros possíveis. Tendo em vista a delicadeza que envolve a prática clínica, todos estes campos que dizem algo do humano e dos seus modos de vida se apresentam como possibilidades privilegiadas de hibridização e de produção estética da subjetivação. Neste sentido, a narrativa do mito grego de Narciso e Eco (OVÍDIO, 1983) é tomada como metáfora para elucidar uma situação clínica, de maneira que se pode perceber a mitologia emprestando-se à clínica e a clínica emprestando-se à mitologia.
Antes de Freud alguns autores1 já lançavam mão do conceito de narcisismo para descrever um quadro patológico. Freud (1952; 2004; 2006), por sua vez, parte dessa noção nosológica para compor suas considerações sobre o narcisismo, definindo-o como algo a ser inscrito primordialmente na primeira infância, no sentido de propiciar a emergência de um Eu, além de tomar este conceito para explicitar suas elaborações sobre a metapsicologia, no que se refere à economia libidinal e a escolha de objeto.

Lacan (1998) também atribui ao narcisismo à possibilidade de inscrição de um Eu, situando tal efeito no estádio do espelho, de maneira que é no espelhamento com o outro que o sujeito encontra uma imagem de um Eu-Ideal.
Ao encontro disso, pretendemos aqui percorrer algumas leituras do conceito de narcisismo, amparado principalmente por um viés psicanalítico, ocupando-se também de

1

No texto escrito em 1914: “À Guisa de Introdução ao Narcisismo”, Freud (2004)

Relacionados