201527 18111 COMO FAZER CITA ES PEDAGOGIA Mt1

739 palavras 3 páginas
COMO FAZER CITAÇÕES?

Citações são menções de informações extraídas de outra fonte. Em outras palavras, são trechos de obras de outros autores inseridos ao longo do texto, que conferem maior confiabilidade à pesquisa bibliográfica, esclarecem ou complementam o que está sendo apresentado pelo autor, documentando sua interpretação. As citações podem ser:
Citações diretas curtas

Serão consideradas citações diretas curtas aquelas com até três linhas do texto do trabalho acadêmico. Elas deverão aparecer no texto normal entre aspas duplas (aspas simples poderão ser utilizadas quando houver uma outra citação no interior da citação que ser quer reproduzir). São duas as formas de dar crédito às citações: uma é incluir o autor no texto e outra, indicá-lo entre parêntesis ao final da citação. Em ambos os casos, deverá ser indicada a página da obra de origem da citação. Se a obra contiver mais de um volume, indicar entre a data de publicação e a página da citação o volume da obra.
Exemplos:
Para Santos e Fialho (1995, p.25), “o trabalho é uma forma de atividade própria do homem, enquanto ser social.”
“O futuro da ergonomia será o de se confundir com a organização do trabalho, que a irá transformar.” (MONTMOLLIN, 1990, p. 69).
“Diante de um mesmo esforço físico, indivíduos mais jovens terão tendência a utilizar de preferência os lipídios como fonte de energia.” (COUTO, 1995, v. 1, p. 117).

Citações diretas longas

As citações diretas no texto que tenham mais de três linhas do trabalho acadêmico deverão ser destacadas com um recuo de 4cm da margem esquerda, sem aspas, com letra menor que a do texto corrente (sugere-se o uso do tamanho 10) e com espacejamento simples entre as linhas. O exemplo mostra como dar o crédito à citação:
As atividades de interpretação de texto vão exigir do leitor apenas que ele procure no texto as respostas solicitadas:
A atividade compõem-se de uma série de automatismos de identificação e pareamento das palavras do texto com as palavras idênticas

Relacionados