2015224 16373 O Pensamento Sist Mico De Senge

3315 palavras 14 páginas
O Pensamento Sistêmico de
Senge na tomada de decisão
Jogos Empresariais
Oscar M. Rennó

Uma parábola mulçumana

O bêbado e a chave

O bêbado e a chave
• Em uma versão moderna de uma antiga parábola mulçumana, um transeunte encontra um bêbado ajoelhado no chão, junto a um poste de luz. Oferece‐lhe ajuda e descobre que o bêbado está procurando as chaves de casa. Após alguns minutos, pergunta? “Onde perdeu as chaves?” O bêbado responde que as deixou cair à porta de casa.
“Então por que está procurando aqui?”, quer saber o transeunte.
“Porque não há luz na frente da minha casa.”

Uma parábola mulçumana
• Todos nós gostamos de utilizar soluções conhecidas para resolver as dificuldades, e optamos por aquilo que conhecemos melhor. Às vezes as chaves estão mesmo sob a luz do poste, mas frequentemente estão no meio da escuridão.
• Insistir cada vez mais na busca de soluções familiares, deixando que os problemas básicos persistam ou se acentuem, é um indício claro de que o pensamento não‐sistêmico está sendo adotado – o que chamamos frequentemente, de síndrome de “o que precisamos aqui é um martelo maior”. O pensamento Sistêmico
• A longo prazo, a consequência mais perigosa da utilização de soluções não‐ sistêmicas é a crescente necessidade de doses cada vez maiores da solução.
• Nos negócios, podemos transferir a responsabilidade aos consultores ou a outros profissionais que “ajudam” a empresa, tornando‐a dependente de seus serviços, em lugar de treinar os gerentes‐clientes para que possam resolver seus próprios problemas. • As estruturas usadas de “transferência de responsabilidade” mostram que qualquer solução a longo prazo deve, fortalecer a habilidade do sistema de arcar com as próprias responsabilidades.

O pensamento Sistêmico
• Há quem diga que o pensamento sistêmico é a “nova ciência desoladora”, pois ensina que as soluções óbvias não funcionam – na melhor das hipóteses, melhoram os problemas a curto prazo, somente para piorá‐los a longo prazo. No entanto há o

Relacionados