201522 141731 Controlller Atribuicoes e funcoes

586 palavras 3 páginas
CONTROLLER:
Características


CONCEITO - O Controller é o executivo de normas, controles, metas, objetivos, orçamentos, contabilidade, finanças e informática.



FUNÇÃO - Sua função principal é obter, gerar e interpretar as informações que possam ser usadas na formulação da política empresarial e principalmente na execução dessa política.

CONTROLLER:
Características


Na maioria das organizações, a pessoa responsável pela contabilidade é denominada de Controller – nome que soa como se ela controlasse. Na realidade, o Controller envolve-se em planejamento, tomada de decisão, desenho de sistemas de informações e de sistemas de incentivos, e em várias outras tarefas, além de ajudar gerentes em decisões operacionais.

CONTROLLER:
Atribuições
É

responsável pelas seguintes áreas:
 Contabilidade Geral – escrituração e relatórios;
 Contabilidade de Custos – apuração de custos;  Contabilidade Fiscal – cumprimento de obrigações;  Controle Patrimonial – registro e controle;

CONTROLLER:
Funções
 Basicamente,

a controladoria é exercida de

duas formas:
1- Contador Geral – situando-se na estrutura organizacional como órgão de linha e subordinando-se diretamente ao diretor financeiro.  Suas atribuições são semelhantes a de um
“contador geral”, que se responsabiliza pelo conteúdo das informações geradas.

CONTROLLER:
Funções






A segunda forma de atuação do Controller, e a mais correta, é como “filtro” das informações geradas pelos diversos setores da empresa.
Sua função básica é garantir que as informações cheguem às pessoas certas no tempo certo, não sendo de sua responsabilidade a elaboração das mesmas, mas sim sua compilação, síntese e análise.
O Controller precisa ser um profissional altamente qualificado, que definirá e controlará todo fluxo de informações da empresa, garantindo que as informações corretas cheguem aos interessados dentro de prazos adequados e que a alta administração somente receba informações úteis à tomada de decisões.

CONTROLLER:

Relacionados