201508151517 TRABALHO Plat O

394 palavras 2 páginas
DÊ O QUE SE PEDE
Leia atentamente o seguinte texto:

MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 6.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. p. 50-51.

[Caso julgue conveniente, leia também o texto de FLORIDO, Janice. Platão. São Paulo, Nova Cultural, 1999. p. 5-27 (Col. Os Pensadores).]

1 Explique o contexto intelectual em que surge a filosofia de Platão. a Para responder essa questão, considere:
1 As doutrinas e/ou opiniões circulantes na época de Platão: jônios, milesianos, eleatas, pitagóricos, sofistas, sócrates, etc.

2 Que motivos e que referências intelectuais estão implícitos na pergunta de Platão sobre a possibilidade do conhecimento, ou seja, se “é possível conhecer a realidade, o mundo, tal qual ele é”? a Para responder essa questão, considere:
1 As referências intelectuais, já apontadas na questão anterior.
2 Os motivos pessoais(e de ordem intelectual) que levaram Platão a fazer essa pergunta.

3 Segundo Marcondes (2001, p. 50) a “tarefa principal da filosofia seria estabelecer como podemos avaliar determinadas pretensões ao conhecimento; o sucesso nessa tarefa permite com que a filosofia se estabeleça como uma espécie de árbitro, de legislador, de uma cultura”. Explique essa afirmação levando em consideração cada uma de suas formulações principais: a tarefa da filosofia; avaliação de pretensões ao conhecimento, e o estabelecimento da filosofia como árbitro de uma cultura. a Para responder essa questão, considere:
1 A tarefa “avaliadora” da filosofia.
2 As pretensões ao conhecimento a que se referiria Platão e porque elas são “pretensões”.
3 Uma explicação de como a filosofia pode (ou deve) tornar-se um árbitro da cultura.

4 Em seu comentário a Platão, Marcondes (2001, p. 51) afirma que o “conhecimento pode ser caracterizado como a posse de uma representação correta do real”. Explique essa afirmação. a Para responder essa questão:
1 Trate, em primeiro lugar, de explicar o que vem a ser representação da realidade

Relacionados