201507166818 ADM UNIX LIKE

2011 palavras 9 páginas
PÓS-GRADUAÇÃO ESTÁCIO
ADMINISTRAÇÃO E SEGURANÇA DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS UNIX-LIKE

OPENVPN

MATRICULA: 201507166818
ALUNO: ANTÔNIO BARBOSA JÚNIOR

Introdução

Uma empresa de pequeno porte tem a necessidade de interligar as redes internas entre a matriz e uma única filial onde ambas se localizam em lugares diferentes utilizando ADSL nas duas pontas.
A gerência da empresa, por questão de custo, opta por montar uma VPN (Rede Virtual Privada) utilizando uma ferramenta open source que seja mais adequada para multi plataforma, pois, no ambiente da empresa existem servidores Linux e também estações Windows.
Foi feita a opção pela utilização do OpenVPN devido a sua robustez, flexibilidade e também a simplicidade de implementação e a semelhança entre as configurações dos ambientes servidor e cliente.

Características do OpenVPN

OpenVPN é uma solução completa que possui uma ampla gama de configurações, incluindo acesso remoto, segurança wifi, site-to-site VPNs, soluções de acesso remoto com balanceamento de carga e combina segurança com facilidade de uso e design leve.
O modelo de segurança é baseado em SSL que é o padrão para comunicações seguras através da internet. O mesmo implementa OSI camada 2 ou 3 extensão de rede segura utilizando protocolo SSL/TSL, suporta métodos flexíveis de autenticação baseado em certificados, cartões inteligentes e permite que políticas de controles de acessos dos usuários ou de grupos específicos usando regras de firewall aplicada a interface virtual VPN. A solução pode ser usada em Linux, Windows XP / Vista / 7 ou superior, OpenBSD, FreeBSD, NetBSD, Mac OS X e Solaris.
Usando o OpenVPN você pode criar um túnel para qualquer sub-rede IP ou adaptador virtual Ethernet através de uma única porta, UDP ou TCP. Servidor VPN load-balanced usando uma ou mais máquinas que podem lidar com milhares de ligações dinâmicas de entradas de clientes, usar todos os recursos de criptografia,

Relacionados