20150227135926REDACAO E LINGUAGEM JURIDICA TEXTOS E EXERCICIOS

8293 palavras 34 páginas
REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA TEXTOS E EXERCÍCIOS

CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO PROFESSORA DOUTORA TELMA DE CARVALHO LOBO

1. DO GRUNHIDO AO SATÉLITE
Assim como cresce e se desenvolve uma grande árvore, a comunicação evoluiu de uma pequena semente – a associação inicial entre um signo e um objeto – para formar linguagens e inventar meios que vencessem o tempo e a distância, ramificando-se em sistemas e instituições até cobrir o mundo com seus ramos. E não contente em cobrir o mundo, a grande árvore já começou a lançar seus brotos à procura das estrelas.
A comunicação humana tem um começo bastante nebuloso. Realmente não sabemos como foi que os homens primitivos começaram a se comunicar entre si, se por gritos ou grunhidos, como fazem os animais, ou se por gestos, ou ainda por combinações de gritos, grunhidos e gestos. Durante bastante tempo discutiu-se a origem da fala humana. Alguns afirmavam que os primeiros sons usados para criar uma linguagem eram imitações dos sons da natureza: o cantar do pássaro, o latido do cachorro, a queda d’água, o trovão. Outros afirmavam que os sons humanos vinham das exclamações espontâneas como o “ai” da pessoa ferida, o “ah” de admiração, o “grrr” da fúria. Nada impede que se pense também que o homem primitivo usasse sons produzidos pelas mãos e os pés, e não só pela boca. Poderia ainda ter produzido sons por meio de objetos, como pedras ou troncos ocos.
Qualquer que seja o caso, o que a história mostra é que os homens encontraram a forma de associar um determinado som ou gesto a um certo objeto ou ação. Assim nasceram o signo, isto é, qualquer coisa que faz referência a outra coisa ou idéia, e a significação, que consiste no uso social dos signos. A atribuição de significados a determinados signos é

Relacionados