2015 proposta7 Pre Sal

758 palavras 4 páginas
Tema de Redação

Semana 7 – de 16/03 a 22/03/2015

Proposta 7 A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-­argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema Efeitos e desafios da exploração do pré-­sal no Brasil, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I

Já superamos a marca dos 500 mil barris de petróleo produzidos por dia no pré-­sal, um patamar alcançado apenas oito anos após a primeira descoberta. A província pré-­sal é composta por grandes acumulações de óleo leve, de excelente qualidade e com alto valor comercial. Uma realidade que nos coloca em uma posição estratégica frente à grande demanda de energia mundial das próximas décadas.
A produção acumulada da província pré-­sal já ultrapassa 360 milhões de barris de óleo equivalente. De 2010 a 2014, a média de produção diária dos reservatórios cresceu dez vezes, avançando de uma média de 42 mil barris por dia em 2010 para 411 mil barris por dia em 2014
(até maio). Atualmente, essa produção corresponde a aproximadamente 20% do total da nossa produção e em 2018 chegará a 52% da produção de petróleo da Companhia.
Para descobrir essas reservas e operar com eficiência em águas ultraprofundas, desenvolvemos tecnologia própria e atuamos em parceria com fornecedores, universidades e centros de pesquisa. Contratamos sondas de perfuração,

Relacionados