2015 CAP 1 INTRODU O A ADMINISTRA O CORRE O

1039 palavras 5 páginas
2015 - CAP 1 - INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO

1) Quais as habilidades necessárias para um bom administrador? Conceitue cada uma.

Habilidades Técnicas: Consiste em saber utilizar métodos, técnicas e equipamentos necessários para realizar tarefas específicas relacionadas à execução do trabalho.
Habilidades Humanas: Consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e aplicar liderança eficaz. Referem-se à facilidade no relacionamento interpessoal e grupal.
Habilidades Conceituais: Consiste na capacidade de utilizar idéias, conceitos, teorias abstrações como guias orientadores da ação administrativa.

2) Para um gestor que ocupa um cargo de alta gestão, o que é necessário para o mesmo alcançar os objetivos organizacionais?

O mesmo deve saber projetar e manter um ambiente no qual indivíduos, trabalhando em grupos, possam cumprir objetivos e missões pré-estabelecidas, utilizando de forma eficiente e eficaz os recursos da organização. Deve se fazer valer de suas habilidades e competências e procurar atuar sempre de forma empreendedora.

3) Segundo Mintzberg, quais os papéis gerenciais para um administrador?

Papéis interpessoais: referem-se a interação do administrador com as pessoas e como ele influencia seus subordinados. Representam as relações com outras pessoas e estão relacionadas às habilidades humanas.
Papéis informacionais: referem-se ao intercâmbio e ao processamento da informação. Descrevem as atividades para manter e desenvolver uma rede de informações.
Papéis decisórios: referem-se como o administrador utiliza a informação em suas decisões. Envolvem eventos e situações em que o administrador deve fazer uma escolha ou opção. Esses papéis requerem tanta habilidades humanas quanto conceituais.

4) Quais as funções administrativas e para que serve cada uma?

Planejamento: estabelecer objetivos, criar estratégias, examinar alternativas e prever recursos;
Organização: criar estrutura adequada ao

Relacionados