2015 AT 2 Equil Brio Cido B Sico

2206 palavras 9 páginas
Regulação do Equilíbrio Ácido-Básico

É de suma importância manter a regulação da concentração dos íons hidrogênio (ácidos = H+) e das hidroxilas (bases = OH-) no corpo. Deve haver um equilíbrio entre a concentração de H+ nos meios intra e extracelular. Os principais mecanismos reguladores do equilíbrio ácido-básico do organismo são: i) os tampões, ii) pulmões e iii) rins. Esses mecanismos atuam em conjunto e, em circunstâncias normais, mantém inalterada a concentração de H+ nos líquidos orgânicos, assegurando as condições ideais para a função celular. A alimentação, a atividade física e algumas patologias produzem desvios do pH que devem ser prontamente compensados, quando as funções respiratória e renal são adequadas.
Em determinados estados patológicos ou em certas alterações pulmonares ou renais, a produção de ácidos ou a retenção de bases no organismo, podem ser tão intensos que os mecanismos de compensação tornam-se incapazes de manter o equilíbrio adequado. Nessas condições, o sistema regulador colapsa e o pH dos líquidos orgânicos se altera; as funções celulares deterioram e quando a condição persiste, em geral, ocorre a morte do indivíduo. Tais alterações são denominadas de Alcalose ou de Acidose.
- Alcalose: ↑ OH- ou ↓ H+ dos líquidos corporais.
- Acidose: ↑ H+ ou ↓OH- dos líquidos corporais.

6,8 – acidose – morte Importante: pH do sangue – 7,35 a 7,45 8,0 – alcalose – morte.

DEFESAS DO CORPO CONTRA AS MUDANÇAS DA CONCENTRAÇÃO DE H+ NOS LÍQUIDOS CORPORAIS.

1- Tampões sanguíneos
2- Pulmões
3- Rins

1- Tampões sangüíneos: Intracelulares e extracelulares.

1.1- Bicarbonato (HCO3-) / Ácido Carbônico

No sangue o HCO3- está presente em grande quantidade e é resultado da seguinte reação: H2O + CO2  H2CO3  H+ + HCO3-
A anidrase carbônica é a enzima que catalisa a formação do H2CO3 ou a dissociação deste. Encontrada em grande quantidade nos alvéolos pulmonares e túbulos renais. Observe como funciona o tampão

Relacionados