2015 APOSTILA ADM P BLICA 2 Trimestre

9565 palavras 39 páginas
001

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Autorização: Portaria do MEC, nº 322, de 28 e dezembro de 2012.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

(2º trimestre)

TURMA: .........: 4º período PROFESSOR: Gelson Loiola

Serra - ES 2015
2

NOTAS DE AULA .......................... 4º ADM. DISCIPLINA: ...........ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PROFESSOR :....... GELSON LOIOLA
ASSUNTO: ............. 4 – A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO CONTEXTO GERAL

4.1 A EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL
Conforme diversos autores, no Brasil a administração pública se desenvolveu ao longo do tempo, a partir de três modelos de gestão pública distintos, patrimonialista, burocrática e gerencial, porém, com a inserção sucessiva de partes dos modelos anteriores agregados aos modelos subsequentes.
a) Administração pública patrimonialista – Praticada pelos Estados absolutistas da Europa no inicio do século XVIII (1700), onde o aparelho do Estado é a extensão do próprio poder do governante e os seus funcionários são considerados como membros da nobreza. O patrimônio do Estado confunde- se com o patrimônio do soberano e os cargos são tidos como fontes de renda onerosa para o exercício de quase ou nenhum trabalho.
Nos moldes dos modernamente denominados de “funcionários fantasmas”. A corrupção e o nepotismo qualificam esse tipo de administração.
b) Administração pública burocrática – Vem à tona com o objetivo de combater os principais desvios do modelo patrimonialista, principalmente a corrupção e o nepotismo. Enquadra-se no atendimento aos princípios inerentes a este tipo de administração, (impessoais, o formais, hierarquizado, carreira profissionalizante, etc.). Os controles administrativos rígidos em todos os processos, como na admissão, contratação, promoção e remuneração de pessoal e, no atendimento às necessidades públicas. O seu aspecto negativo decorre demanda reguladora que acaba por torná-la ineficiente, para atender adequadamente os anseios dos cidadãos.
c) Administração pública gerencial –

Relacionados

  • Direto Constitucional Esquematizado Pedro Lenza 18 ed
    684525 palavras | 2739 páginas