2015 03 27 BASES BIOLÓGICAS PARA A MOVIMENTAÇÃO ORTODÔNTICA

Páginas: 6 (1469 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2015
CAPÍTULO DO LIVRO DO Proffit
Quando fazemos a movimentação ortodôntica de qualquer dente, a gente aplica uma força. Exemplo: aparelho de Schwartz. A força vai atuar sobre a gengiva, o ligamento periodontal, o osso e o dente. Para que o dente saia do lugar, muda-se tudo, inclusive a remodelação do osso. A gengiva acompanha. O expansor serve para desinclinar os dentes e aumentar o perímetro doarco, para ter espaço para alinhar os dentes. É mais usado na dentadura mista; pode ser usado na decídua também, e não é muito usado na permanente porque tem pouco efeito.
1. Resposta periodontal e óssea à função normal: mastigação, deglutição, fala; toque constante nos dentes.
O ligamento periodontal: sem ligamento, não tem movimentação dentária. É um espaço de 0,5 mm em volta de toda a raiz dodente (normalidade). É um tecido conjuntivo fibroso (fibras colágenas, com células mesenquimais, não diferenciadas, genéricas, que podem se transformar em célula óssea, de cemento, vários tipos, tem fibroblastos que produzem as fibras colágenas, fibroclastos, osteoblastos e osteoclastos) que fica interposto entre o dente e o osso. Funções: fazer a renovação e remodelação do colágeno (osso, paramovimentação dentária). Tem também vasos sanguíneos para nutrir a região, vasos linfáticos e terminações nervosas. Nos dá a sensação de dor, de pressão e de aposição. Substância fundamental amorfa, com função de amortecimento (o dente tem resiliência); feixes de fibras colágenas (vários tipos: horizontais, oblíquas, apicais, transeptais) que unem o cemento ao osso alveolar e impedem que o dente semovimente nas funções normais. Para movimentar o dente, é necessária uma força contínua, por várias horas sobre essas fibras. De um lado fica tensionado, de outro, comprimido. Resumindo: o ligamento fixa o dente no alvéolo, dissipa as forças mastigatórias e tem função sensorial, protetora, nutritiva e homeostática.
Mastigação: protrusão, lateralidade, contato de 1 segundo; o que evita o deslocamentodentário é o fluido tissular. O osso tem uma estrutura cristalina e acaba dissipando as forças que incidem sobre o dente durante a mastigação, na função normal. A força mastigatória tem de 2 a 5 kg. Cerca de 50 g em um dente unitário durante a movimentação. Quando o paciente tem 6 chaves de oclusão, provavelmente é mutuamente protegida.
Se a pressão sobre os dentes for mantida por mais tempo: deum lado as fibras ficam esticadas, do outro comprimidas. Dor rápida, desconforto, por 3 a 5 segundos (terminações nervosas do LP) e extravasamento de fluido do ligamento periodontal. Se a força continuar, a pressão do lado de tração continua aumentando, bem como a compressão do outro lado. O dente chega muito próximo da parede do alvéolo para onde ele está sendo empurrado. Gera várias alteraçõesvasculares e promoverá o remodelamento ósseo. Reabsorção pelos osteoclastos no lado de compressão e formação óssea pelos osteoblastos no lado de tensão. A resposta é a REMODELAÇÃO ÓSSEA. O alvéolo muda de posição, por isso o dente muda. Quando se incide uma força continua sobre o dente, menos de 1 segundo o fluido do LP começa a se comprimir e o osso alveolar se curva, ocorrendo um sinalpizoelétrico (alteração de corrente elétrica na estrutura cristalina do osso); de 1 a 2 segundos, o fluido escoa e o dente se move dentro do espaço do ligamento periodontal. De 3 a 5 segundos, gera dor e a pressão vai aumentando. Isso gera alteração no metabolismo ósseo.
Tecido ósseo: tem 65% de fosfato de Cálcio (hidroxiapatita), 20% de mat. orgânico e 15% de água. Do processo alveolar, fazem parte o ossoalveolar propriamente dito e a lâmina dura, que é a lâmina que circunda toda a raiz do dente, em um tecido ósseo e compacto. O osso é importante para haver a movimentação dentária, mantendo a integridade do LP.
2. Ligamento periodontal e resposta à força ortodôntica contínua
Há duas teorias que explicam o movimento ortodôntico: bioeletricidade (do osso) e pressão-tensão (do alvéolo). São...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de biologia 27 03 2015
  • parecer opinativo 27 03 2015 felipe
  • Bases biologicas
  • bases biologicas
  • bases biologicas
  • Bases Biologicas
  • Bases biológicas
  • bases biologicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!