201492 91033 Per odo Sens vel para Aprendizagem Motora 1

7057 palavras 29 páginas
128
CDD. 20. ed. 796
575.12

PERÍODOS CRÍTICOS OU SENSÍVEIS:
REVISITAR UM TEMA POLÊMICO À LUZ DA INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA
Vítor Pires LOPES*
José António Ribeiro MAIA**

RESUMO
O objetivo deste trabalho é analisar o conceito de período crítico à luz da investigação empírica disponível. Em primeiro lugar apresenta-se o conceito de período crítico e faz-se uma resenha histórica acerca da sua “evolução”. Em seguida analisa-se o problema da determinação dos períodos críticos sendo apresentados os resultados das poucas investigações realizadas nesta temática no âmbito das aptidões motoras.
Os resultados destas investigações evidenciam alguma contradição nas suas conclusões. Posteriormente é analisada a questão da treinabilidade e da sua dependência genética. Conclui-se: a) que existe uma grande falta de estudos empíricos que abordem a questão dos períodos críticos ou sensíveis, não estando confirmada ou reprovada a idéia da sua existência no treino de aptidões motoras e aprendizagem de habilidades; b) o grau de treinabilidade é influenciado pelo genótipo, verificando-se uma forte interação genótipo x envolvimento, ocasionando uma grande variação inter-individual no grau de sensibilidade ao treino e instrução.
UNITERMOS: Período crítico ou sensível; Treinabilidade; Genótipo.
INTRODUÇÃO
Conceito de período crítico
O período crítico ou sensível é entendido como um período de tempo durante o qual um indivíduo é mais susceptível a determinada influência externa. Este período não deve ser visto apenas como período de tempo em que determinado evento tem influência decisiva numa qualquer função ou órgão, mas como o período de tempo em que um indivíduo está mais susceptível à influência daquele evento. Daqui decorre a possibilidade da existência de vários períodos críticos ou sensíveis para o mesmo órgão ou função. O conceito de período crítico baseiase em evidências empíricas de que o processo

organizacional é mais facilmente modificado, tanto favorável como desfavoravelmente1,

Relacionados