201491 161716 Ferramentas Log Sticas

827 palavras 4 páginas
Ferramentas Logísticas: Redução de Custos e Produtividade

Grande atenção tem sido dada aos sistemas chamados SCM (Supply Chain Management – Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos), desde o começo dos anos 90. Estes têm a função de coordenar o gerenciamento do fluxo de materiais e informações, acompanhando toda atividade relacionada com produtos, desde o recebimento do pedido de vendas (ou previsão de vendas) até a entrega ao cliente.
Nos dias de hoje, muitas empresas já trabalham utilizando os princípios da logística, que dá o suporte necessário para o bom desempenho do SCM, e vem obtendo sucesso significativo no mercado em que atuam.
A logística, quando bem estruturada, trará alguns benefícios como:
Redução do valor de estoque;
Redução na falta de material;
Melhoria no atendimento aos clientes;
Aumento da eficiência operacional;
Níveis de estoque mais focados com a realidade da demanda;
Cumprimento dos prazos de entrega, por se obter maior velocidade.
Além destes benefícios, podemos obter outros mais, e isto dependerá do ramo de atividade em que a empresa atua. Cada uma deve estudar e analisar a sua Cadeia de Suprimentos para implementar as melhores práticas.
Quando falamos de ferramentas logísticas, estamos falando de uma maneira apropriada de administrar nosso estoque. Caberá a cada um de nós, profissionais de logística, analisarmos e sabermos qual delas se aplicará melhor à nossa realidade.
Não adianta termos somente os melhores softwares se não tivermos as melhores ferramentas para nos auxiliar em nossa logística, além de pessoal treinado e qualificado para realizá-las. A tecnologia está sempre presente, mas os softwares trabalham de acordo com as informações que alimentamos nosso sistema, para nos dar as informações que solicitarmos, no momento em que precisarmos.
As ferramentas logísticas são uma metodologia (“como será feito”) de trabalho que auxiliam as organizações para otimização do SCM.
Aqui destaco algumas destas ferramentas mais utilizadas nas

Relacionados