2014825 972 Revis O Parvovirose Canina

1711 palavras 7 páginas
PARVOVIROSE CANINA: REVISÃO DE LITERATURA

KLAESENER, Ana Luiza Muller1; SPEROTTO, Vitor da Rocha2.

Palavras-Chave: parvovirose,

Introdução
A parvovirose canina é uma enfermidade infecto-contagiosa, caracterizada por gastroenterite moderada a grave, miocardite e/ou infecção generalizada, causada pelo Parvovírus canino tipo 2 (CPV-2). Trata-se de uma enterite aguda e altamente contagiosa de cães, prevalente em todo o mundo desde o final da década de 70 (ETTINGER; FELDMAN, 1997). O CPV-2 encontra-se entre os vírus mais resistentes conhecidos. Ele sobrevive no ambiente e em fômites durante meses a anos, e não é afetado pela maioria dos detergentes e desinfetantes comercialmente disponíveis. (ETTINGER; FELDMAN, 1997; MCCANDLISH, 2001). O vírus é transmitido pela eliminação fecal e a porta de entrada é a via oronasal. Após a penetração do vírus pela via oronasal, a replicação viral é observada no tecido linfóide da orofaringe e nas amídalas. A viremia inicia-se aproximadamente no quarto dia pós-infecção e mantêm-se por mais dois a três dias, sendo distribuído para todo a organismo, tendo tropismo por células em divisão rápida, como a medula óssea, tecidos linfopoiéticos, e dos epitélios das glândulas de Liberkhün nos intestinos, podendo levar a necrose das criptas intestinais, que leva ao colapso da mucosa intestinal e a diarréia grave acompanhada por leucopenia e depleção linfóide (TRUYEN, 1999; SHERDING, 2003; CARTER; WISE, 2005).
O objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica referente a Parvovirose canina, contendo sua epidemiologia, etiologia, manifestação clínica, diagnostico e prevenção.

Revisão bibliográfica
A parvovirose é o termo utilizado para designar a enfermidade infecto-contagiosa, cujo agente etiológico é um vírus pertencente à família Parvoviridae. Corresponde à doença mais comum e fatal, prevalente em todo o mundo desde o final da década de 1970 (ETTINGER; FELDMAN, 1997; MCCANDLISH, 2001; SHERDING, 2003). Inicialmente, a

Relacionados