2014 1 Natureza e Energia Prova 2 hellip

1526 palavras 7 páginas
Faculdade UnB Planaltina
Curso de Licenciatura em Ciências Naturais
Laboratório de Física

NOME:

MATRÍCULA:

ATENÇÃO!
É permitido o uso de calculadora. Nas questões que envolvem cálculos, marque a resposta final a caneta. O total de pontos desta prova é 11 (1 ponto extra).
Questão 1

2 pontos

A pressão em função da profundidade h em um líquido incompressível é dada por:

P (h)= P atm +ρ g h , onde Patm é a pressão na superfície do líquido ( P = 1 atm ≈ 1,01 x 105 Pa), ρ é densidade do fluido e g ≈ 9,8 m/s2 é a aceleração da gravidade.
De posse destas informações leia a descrição da Barragem do Descoberto extraída da página da
Wikipedia e determine a pressão máxima na base da barragem, em unidades atmosféricas.

Resposta: De acordo com o texto da Wikipedia a barragem possui 33 metros de altura máxima. Logo, em sua capacidade máxima a pressão na base será dada por:
3

2

P (33m)=P atm +(1000 kg /m )⋅(10 m/s )⋅(33 m) ,
P (33m)=4,31⋅105 Pa ,
P (33m)=4,28 atm.

Questão 2

2 pontos

Ao ser submerso em água um metal com massa igual a 2,67 kg desloca 300 mL. Calcule a densidade do material e utilize a tabela abaixo para descobrir qual é este metal.

onde ρ é a densidade média da rocha da montanha e h é a altura até o topo da montanha. Na base da raiz da montanha deverá haver um equilíbrio entre a pressão externa do manto (de maior densidade) e a pressão causada pela própria montanha, Pmanto=Pmontanha.
Este equilíbrio é similar ao equilíbrio de uma coluna de mercúrio contra a pressão atmosférica, em um barômetro de mercúrio.
Complemento do professor: Conhecendo a densidade típica do manto da terra em um local, a densidade da montanha e a altura da montanha é possível calcular a profundidade da raiz da montanha (ver Fundamentos de Física 2, Halliday).
Parâmetros de avaliação:
Questão 4

As densidades da água, do gelo e do álcool são: 1,00 g/cm3 (água), 0,90 g/cm3 (gelo) e
0,80 g/cm3 (álcool). Em que circunstância cubos de gelo irão flutuar mais: na água ou em uma mistura

Relacionados