20131 Empreendedorismo Licao02

2025 palavras 9 páginas
Empreendedorismo

Lição 02

Mentalidade Empreendedora

Índice
1.Introdução
2.Perfil do empreendedor
3.Empreendedores refugiados
4. Conclusão
5.Notas complementares
6. Referências

Lição 02 / 1

1. Introdução
Como vimos anteriormente, Empreendedor é aquele que assume riscos e cria algo novo. Assim como podemos observar no vídeo introdutório desta semana, o empreendedor é caracterizado normalmente por suas atitudes, sempre em busca da inovação. Alguns ainda podem chamá-los de subversivos, eternos insatisfeitos com a permanência do status quo. Contudo, percebe-se uma visão preconceituosa, que enfatiza aspectos psicológicos em detrimento de aspectos sociais, culturais, econômicos, etc. Assim, propõe-se a questão: O Empreendedorismo pode ser ensinado? Hoje em dia acredita-se que o processo empreendedor pode ser ensinado e entendido por qualquer pessoa e que o sucesso é decorrente de uma gama de fatores internos e externos ao negócio, do perfil empreendedor e de como ele administra as adversidades que encontra no dia-a-dia de seu empreendimento (DORNELAS, 2008). Essas habilidades podem ser desenvolvidas. Para tanto, é preciso que a pessoa conheça suas próprias características e trabalhe para que aquelas que são fundamentais ao empreendedor sejam desenvolvidas. Este módulo destina-se ao estudo das habilidades do empreendedor.

Lição 02 / 2

2. Perfil do empreendedor
Segundo Timmons, O empreendedor é alguém capaz de identificar, agarrar e aproveitar oportunidade, buscando e gerenciando recursos para transformar a oportunidade em negócio de sucesso. E para tanto, três grandes eixos – conhecimento, habilidade e atitude – formam a competência do indivíduo.

Fig.1 - O empreendedor é alguém capaz de identificar, agarrar e aproveitar oportunidade

Existe outro aspecto de fundamental importância. Ele diz respeito às características que cada indivíduo desenvolve desde a mais tenra idade e que o acompanham no exercício de suas atividades durante toda vida.
Assim, para que se

Relacionados