2012 ESO936

8102 palavras 33 páginas
Planejamento do Processo Decisório: Um Estudo de Casos Múltiplos
Autoria: Maria Cecília Galante Porto, Maria Isabel Palmeiro Marcantonio, Pedro Issao Takenouchi,
Willy Hoppe de Sousa, Abraham Sin Oih Yu

Resumo
Um estudo de casos múltiplos foi desenvolvido visando identificar os fatores que podem levar um processo decisório a ser planejado ou não. Nos três casos investigados observou-se a ocorrência do planejamento do processo decisório embora com graus distintos de esforço e de localização temporal em relação ao momento da ocorrência do problema e da decisão tomada.
Os fatores identificados foram: natureza do problema: inédito ou recorrente, grau de conhecimento acerca do problema, dos objetivos e das alternativas, respostas prévias dos decisores atuais, cultura organizacional em relação aos riscos nos processos decisórios e características de autonomia e visão sistêmica do decisor.

1

1. Introdução
Um dos maiores desafios recorrentes aos administradores de uma instituição é a tomada de decisão. É precípuo o contínuo desenvolvimento desta habilidade aos gestores, pois são elas que fazem ou não diferença nos resultados da empresa (Shimizu, 2006). Para a boa performance de uma empresa é preciso a simultânea utilização da racionalidade, intuição e experiência (Bazerman & Moore, 2010; Shimizu, 2006; Simon, 1997/1957). Embora Simon
(1997/1957) proponha um modelo de decisão onde admite-se a existência de uma racionalidade limitada, um aspecto importante do campo da teoria da decisão é a busca do lado racional no processo de tomada de decisão, cujo planejamento, o gestor possa obter melhor qualidade da decisão.
O processo decisório envolve basicamente o problema, objetivos, alternativas, avaliação e implementação da decisão (Shimizu, 2006). A compreensão destes componentes, além das características do decisor, cultura organizacional, distribuição de poder, nível hierárquico do decisor, perspectiva temporal da decisão e nível de alinhamento corporativo são

Relacionados