2012 Breves Notas Sobre A Citricultura Portuguesa Pages40to44fromAGROTEC 3 2012

3766 palavras 16 páginas
BREVES NOTAS SOBRE A

CITRICULTURA
PORTUGUESA
Amílcar M. Marreiros Duarte
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Universidade do Algarve

I

MPORTÂNCIA DOS CITRINOS

Sob a designação de citrinos agrupam-se diversas espécies (laranjeira, tangerineira, limoeiro, toranjeira e outros), usadas predominantemente para a produção de frutos, mas também com grande interesse como plantas ornamentais. Enquanto grupo de culturas frutícolas, ele é um dos mais importantes a nível mundial, com uma produção de cerca de 120 milhões de toneladas por ano.
Oriundos do continente asiático (China e Índia) os citrinos adaptaram-se bem em muitas zonas do mundo, com especial destaque para a bacia do Mediterrâneo, grande parte do continente americano e ainda o Sul do continente africano. O Brasil ocupou durante muitos anos o lugar de principal produtor mas neste momento está sendo ultrapassado pela China. Mesmo assim, o Brasil continua a ser o principal exportador de sumo de laranja concentrado. A Espanha é o principal exportador de citrinos em fresco.
Portugal, pela sua dimensão, tem um peso modesto na citricultura mundial, em termos de volume de produção mas, no contexto nacional, os citrinos constituem, juntamente com as pomóideas (macieira e pereira) e a vinha, um dos 3 principais grupos de culturas produtoras de frutos. Por outro lado, o nosso país teve um papel importante na história da citricultura. Sem que se possa afirmar com certeza que foram os portugueses a introduzir a laranjeira doce no hemisfério ocidental, é indiscutível que foram os nossos navegadores que trouxeram as melhores variedades de laranjeira para a Europa. Apesar de antes da descoberta do caminho marítimo para a Índia, já se cultivarem alguns citrinos no sul da Europa e no norte de África, foi a partir do início do séc. XVI que a cultura destes frutos, sobretudo da laranjeira doce, atingiu grande importância em Portugal e nos países vizinhos.
Podemos encontrar citrinos por quase todo o país, nos quintais e pequenas

Relacionados