2010Volume4 CADERNODOALUNO GEOGRAFIA EnsinoMedio 2aserie Gabarito

4514 palavras 19 páginas
GABARITO

Caderno do Aluno

Geografia – 2a série – Volume 4

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
A TECTÔNICA DE PLACAS E O RELEVO BRASILEIRO

Leitura e Análise de Tabela e Quadro
Páginas 3 - 4

1. A expectativa é que os alunos se refiram à intensidade dos terremotos e às perdas humanas e materiais. Observando as tabelas, os estudantes têm instrumentos para compreender por que os terremotos no território brasileiro não ficam em nossa memória: porque eles praticamente não deixam marcas nos espaços humanos, visto que o maior deles alcançou 6,6 graus na Escala Richter e ocorreu numa região pouco habitada na época, não ocasionando danos graves.
2. Nesta atividade, é importante que você auxilie os alunos a concluir que, diferentemente do terremoto ocorrido em uma área desabitada no litoral do Espírito
Santo, em 1955, o terremoto de L’Aquila atingiu uma área urbana de grande concentração populacional. Além disso, que, em L’Aquila, parte da área afetada foi edificada ainda na Idade Média – e que, portanto, a estrutura da cidade era desprovida de materiais e técnicas resistentes aos abalos sísmicos. Esses elementos podem ser indícios relevantes para explicar o número de vítimas na Itália.

Leitura e Análise de Texto, Mapa e Quadro
Páginas 5 - 11

1.
a) Terremotos e erupções vulcânicas.
b) O interior do planeta é inatingível fisicamente, e todas as informações de que se dispõe são indiretas e difíceis de interpretar.
c) A grande conclusão a que se chegou é que a crosta terrestre é dinâmica e vem-se transformando ao longo do tempo da natureza, e essa transformação pode ser explicada com base na Teoria da Tectônica de Placas.
d) Uma referência-chave para essa interpretação baseia-se na Teoria da Tectônica de Placas. De acordo com essa teoria, há mais de 250 milhões de anos, os blocos
1

GABARITO

Caderno do Aluno

Geografia – 2a série – Volume 4

continentais atuais (Eurásia, África, América do Norte, América do Sul, Austrália e
Antártida) compunham um único e gigantesco bloco: a

Relacionados