2010Volume3 CADERNODOALUNO MATEMATICA EnsinoFundamentalII 6aserie Gabarito

4841 palavras 20 páginas
GABARITO

Caderno do Aluno

Matemática – 6a série/7º ano – Volume 3

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
A NOÇÃO DE PROPORCIONALIDADE

Páginas 3 - 5

1.
a) A previsão é consistente, pois pode haver proporcionalidade entre o número de paredes e o tempo gasto para pintá-las.
b) Apesar de os números do problema apresentarem proporcionalidade, a situação não permite uma previsão confiável, pois o rendimento de um time não é constante ao longo de um jogo, existindo uma série de outros fatores que influenciam o número de gols.
c) A previsão é consistente, pois o tempo de vazão depende do volume de água a ser escoado. Supõe-se, neste caso, que a velocidade de vazão não varie significativamente, podendo ser considerada constante.
d) A previsão está errada, pois, mantida a velocidade, o trem deveria percorrer
180 quilômetros. Neste caso, a distância percorrida é diretamente proporcional ao tempo de viagem.
e) Neste caso, a previsão pode estar correta, pois o valor a ser cobrado pode ser proporcional ao número de horas que o carro ficará estacionado.
2.
a) Não. De fato, quando a idade de uma pessoa dobra − digamos, passa de 2 a 4 anos −, não é verdade que sua altura também dobra. Se houvesse proporcionalidade direta, imagine a altura de uma pessoa aos 40 anos.
b) Sim. O valor pago para abastecer o tanque de gasolina de um carro depende da quantidade de litros abastecida. Se para abastecer com 10 litros gastam-se R$ 25,00, o valor para abastecer com o triplo de litros (30 litros) será três vezes maior
(R$ 75,00).
c) Não. A massa de uma pessoa não é diretamente proporcional à sua idade.
1

GABARITO

Caderno do Aluno

Matemática – 6a série/7º ano – Volume 3

d) Sim. O perímetro de um quadrado é igual a quatro vezes o seu lado. Se o lado aumenta, o perímetro aumenta proporcionalmente. O perímetro de um quadrado é diretamente proporcional ao seu lado, sendo a constante de proporcionalidade igual a 4.
e) Sim. Um automóvel que desenvolve uma velocidade média de 60 km/h vai percorrer 60

Relacionados