2010Volume3 CADERNODOALUNO LINGUAPORTUGUESAELITERATURA EnsinoMedio 3aserie Gabarito

3014 palavras 13 páginas
GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 3a série – Volume 3

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
TRABALHO INFANTIL: INTERESSA A QUEM?

Discussão oral
Página 3

Valorize os diferentes pontos de vista. Mantenha uma atitude de escuta. Faça um registro escrito das ideias principais.

Páginas 3 - 4

2.
a) Resposta pessoal, mas recomenda-se que se valorize aquela que apresente uma relação entre a responsabilidade de o aluno se autoavaliar para reformular as expectativas com sua aprendizagem e a realização pessoal.
b) As provas de vestibular valorizam o conhecimento dos conteúdos adquiridos na escola. O Enem, por sua vez, visa contextualizar esses conhecimentos por meio de situações-problema em que o aluno relacione o que aprendeu com a vida cotidiana.
c) Resposta pessoal, entretanto utilize-se do Caderno do Professor para orientá-lo na correção dessa questão. Aproveite para ampliar ao máximo as possibilidades de resposta dos alunos, mas verifique o que eles, de fato, estão dizendo sobre o mundo do trabalho e qual é a relação desse mundo com decisões e escolhas pessoais.
Verifique se os comentários estabelecem relação com o texto.

Página 4

Resposta pessoal, no entanto os alunos devem mencionar que a dissertação é um tipo de texto que, ao desenvolver e defender consistentemente uma ideia, caracteriza-se pela argumentação. 1

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 3a série – Volume 3

Muitas questões e uma discussão
Página 5

a) Karl Marx (1818-1883) foi um filósofo alemão. Sua obra teve grande impacto em sua época e na formação do pensamento social e político da atualidade.
b) Resposta pessoal, mas leve em consideração as respostas que façam uma ligação coerente entre as palavras solicitadas e que elucidem a importância da realização pessoal garantida tanto pelo próprio indivíduo quanto pelo Estado.

Discussão oral
Página 6

• Atividade por meio da qual o ser humano altera o mundo e a natureza externa, modificando-a e, ao mesmo tempo, modificando também sua

Relacionados