2010Volume2 CADERNODOALUNO LINGUAPORTUGUESAELITERATURA EnsinoMedio 2aserie Gabarito

4778 palavras 20 páginas
GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 2a série – Volume 2

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
O PASSADO SE FAZ PRESENTE

Discussão oral
Página 3

Nesta discussão, se achar apropriado, você pode introduzir o tema do tempo psicológico. A brevidade da vida e a identidade do escritor
Páginas 3 - 4

1 e 2. Normalmente, sim. Espera-se que o professor sugira maneiras de superar essas dificuldades. 3. Como explica o enunciado: “Os textos que escrevemos hoje, quando forem lidos daqui a 200 anos, também necessitarão de informações da vida” em nossos dias.
4. Sequência (2); (1); (2) e (1).

Discussão oral
Página 4

Embora saibamos que qualquer tema seja, atualmente, um bom tema para escrever literatura, temas universais polemizam ainda mais o estranhamento poético.

Páginas 4 - 6

1. Espera-se que o aluno respeite o limite de seis linhas e que, em sua síntese, diga tratar-se de um diálogo em que um velho poeta reflete sobre a vida.
2. Alternativa b.
1

GABARITO

Caderno do Aluno

Língua Portuguesa – 2a série – Volume 2

3.
a) A espuma do mar tem vida breve em relação ao mar. Da mesma forma, o ser humano tem vida breve e passageira em relação à humanidade.
b) Essa nova pergunta explora mais uma vez o jogo metafórico proposto pelo autor.
Trata-se aqui da personificação da espuma, uma espécie de metáfora ao quadrado, ou seja, uma metáfora da metáfora, para dizer que a espuma desaparece, assim como todos nós, numa brevidade que contrasta com a duração do mar. O mar dura, a espuma passa. E assim também é com a nossa vida: a humanidade dura, a nossa vida passa, rapidamente, como a espuma das ondas do mar.
c) Porque ela tem curtíssima duração: “[...] ferve hoje na torrente e amanhã desmaia”, nos diz Álvares de Azevedo.
4. Motive seus alunos a “interpretar” o sentido dessa metáfora: faça uma lista das principais sugestões dadas na lousa, compare os itens dessa lista ao texto e veja qual ou quais delas melhor se enquadram no sentido geral apresentado. Lembre-se: o que está em

Relacionados