2010201211

2240 palavras 9 páginas
Associação Carioca de Ensino Superior Centro Universitário Carioca Nomes: Julio Cesar Freitas de Souza

Matrícula: 2010201211

Disciplina: Estratégia Empresarial
Prof. Marcelo

Resposta do questionário 1

1 - Explique com suas palavras as transformações ocorridas no mercado nos últimos 30 anos que favoreceram o desenvolvimento da estratégia empresarial.

R: Aumento do nível de desemprego, nova configuração do mercado de trabalho, o crescimento da informalização nas relações trabalhistas, o deslocamento setorial do emprego, e a transformação nos requisitos funcionais, com a exigência de novas habilidades e competências, bem como da poli-Valência funcional.

2 - Explique de forma detalhada como o processo de competitividade (preço/margens) impulsionou o incremento das técnicas de estratégia empresarial.

R: O processo existe quando uma empresa tem uma ideia de marketing que é considerada por sua fatia de mercado como melhor que a ideia de um concorrente.

3 - Relacione tecnologia, redução drástica de custo, produtos semelhantes com estratégia empresarial.

R: A tecnologia favorece como apoio a estratégia para ganhar vantagens competitivas sustentáveis, contribuindo para uma gestão de compra mais eficiente levando uma redução para a empresa.

4 - Aponte pelo menos dois benefícios da administração estratégica.

R: Aumento da lucratividade chama a atenção dos executivos para as mudanças necessárias.

5- No capitulo I, vimos que a administração estratégica possui 5 fases, entre elas a fase “analise do ambiente”. Explique o representa este processo.

R: É o processo de monitorar o ambiente organizacional para identificação de oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que afetam a empresa do cumprimento de sua Missão.

6 - Você é um novo Presidente de uma Empresa Australiana de logística. No seu primeiro encontro com o conselho de administração foi solicitado à formulação das estratégias empresarias.

Relacionados