2008240141

404 palavras 2 páginas
Fabricar um pneu Desde a mistura à inspeção
Mistura
As matérias-primas, incluindo pigmentos, químicos e até 30 tipos diferentes de borracha são misturados em misturadoras gigantes designadas máquinas Banbury, com capacidade para suportar enorme calor e pressão. Os vários ingredientes são misturados num composto negro e viscoso que será processado novamente.
Processamento
A borracha fria é processada em placas que são transportadas para instalações de corte. Estas instalações preparam os diferentes compostos para as unidades de alimentação, onde são cortados em faixas que se tornam flancos, pisos e outras partes do pneu. Outro tipo de borracha reveste o tecido que será utilizado para fabricar o corpo do pneu. São utilizados muitos tipos de tecidos: poliéster, rayon ou nylon.
Talão
Outro componente, com a forma de aro, designa-se de talão. Será fixado na jante do veículo.
Lonas
Em seguida, duas camadas de tecido de lona, o entramado. Em seguida, é adicionado um par de tiras de revestimento, que impedem o desgaste provocado pela fricção da jante.
Piso
Agora, o construtor do pneu adiciona as cintas metálicas que resistem aos furos e mantêm o piso firmemente na estrada. O piso é a última parte a integrar o pneu. Após a compressão de todas as partes por rolamentos automáticos, o designado pneu verde, está pronto para ser curado e inspecionado.
Cura
A prensa de cura molda a forma final e padrão do piso dos pneus. Moldes quentes moldam e vulcanizam o pneu. Os moldes contêm o padrão do piso, as marcas do fabricante e as marcas legais no flanco. Os pneus são curados a mais de 300 graus durante 12 ou 25 minutos, dependendo do seu tamanho.
Inspecção
Se ocorrer algo de errado - se algo aparentar incorreto no pneu, a mais pequena mácula - o pneu é rejeitado. Alguns defeitos podem ser detectados pelo olhar e mãos experimentadas de um inspetor, outros podem ser detectados por máquinas especializadas. A inspeção não se resume ao exterior. Alguns pneus são

Relacionados