200808720191

1067 palavras 5 páginas
A Linguagem em Aristóteles.

2. Resumo

A contribuição de Aristóteles para o sistema filosófico é indiscutível, dessa forma, o presente trabalho se propõe a investigar a influencia gerada na filosofia contemporânea, sobretudo em especial no sistema filosófico Habermasiano da filosofia da linguagem. Abordará questões contextuais e filosóficas que serviram de bases para a discussão Aristotélica em sua preocupação fundamental sobre a importância e o significado que a linguagem desempenho na construção do ser humano. O filósofo contemporâneo, Jürgen Habermas é devedor em grande medida do pensamento de Aristóteles em seu fundamento lingüístico, contribuindo de forma significativa na construção da sua filosofia da linguagem. Descobrir até que ponto essa influencia Aristotélica contribuiu para sistematização da sua filosofia e como Aristóteles concebe a Linguagem, é o propósito primordial desse trabalho.

3. Objetivos

3.1 Objetivos Gerais.

Estudar em Aristóteles o conceito de Linguagem, e seus principais fundamentos em sua filosofia que refletiram do modo geral em seu sistema filosófico.

3.2 Objetivos Específicos.

Identificar a influencia lingüística da filosofia de Aristóteles em sua contribuição para a “guinada lingüística” que fundamentou os filósofos da linguagem, em especial Habermas.

4 Justificativa

Os filósofos da linguagem trouxeram um novo olhar para a filosofia moderna e contemporânea, no entanto, isso não seria possível sem voltar os olhos para a filosofia clássica, sobretudo sobre a filosofia da linguagem fundamentada por Aristóteles tanto no Órganon como na Poiésis. Jürgen Habermas tem se destacado como um proeminente filósofo contemporâneo através da sua Filosofia da Razão Comunicativa, porém, a compreensão Aristotelica é fundamental para a compreensão da sua filosofia servindo-lhe de ponte para o seu conhecimento. Essa investigação servirá de base para essa descoberta filosófica.

Diz-nos Aristóteles no

Relacionados