2007 03 Artigo 2007 ITA CE240 SIMPEP IDENT

5872 palavras 24 páginas
UMA ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE
BANCO DE DADOS CORPORATIVOS: ESTUDO DE CASO
MSc. Denis Ávila Montini (ITA) denisavilamontini@yahoo.com.br
MIT. Daniela América da Silva (ITA) das.america@gmail.com
BSc. Gabriel de Souza Pereira Moreira (ITA) gabrielspmoreira@yahoo.com.br
PhD. Luiz Alberto Vieira Dias (ITA) vdias@ita.br
DSc. Adilson Marques da Cunha (ITA) cunha@ita.br

Resumo: Este estudo de caso aborda a aplicação de um método iterativo, integrado e incremental baseado em heurísticas para o desenvolvimento de um projeto de sistema de bancos de dados. Para isso, aplicativos de banco de dados foram desenvolvidos e integrados, inicialmente, no nível setorial, em seguida no nível corporativo e posteriormente no nível de uma empresa holding. A consolidação dos aplicativos de banco de dados no nível setorial até o nível holding resultou no projeto de uma data warehouse de CMMI nível 3. O trabalho apresenta o aumento da eficiência no processo de desenvolvimento e a redução da probabilidade de ocorrência de defeitos, erros e falha na produção de um software.
Adicionalmente, este artigo demonstra que o desenvolvimento de um sistema para uma
Corporação ou Join Venture requer um conjunto de processos e métodos estruturados, que visam à integração incremental de sistemas aplicativos de banco de dados.
Palavras-chave: Banco de Dados Corporativos, Desenvolvimento de Sistemas de Banco de
Dados; Experiência acadêmica de Graduação e Pós-Graduação; Estratégia de Integração
Iterativa no desenvolvimento de processos com times distribuídos.
1. Introdução
Os processos de fusões e aquisições de empresas, definidos como Join Ventures, são cada vez mais comuns e requerem um método organizado e estruturado para que seus sistemas de informação sejam integrados e unificados. Neste artigo apresentou-se um método integrado baseado em heurísticas (CUNHA, 2007a) (CUNHA, 2007b), que permitem uniformizar conceitos e que referenciam padrões de qualidade utilizados também em linha de

Relacionados