200617130132

1222 palavras 5 páginas
1. TITULO: APRENDER BRINCANDO

2. TEMA: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM

3. JUSTIFICATIVA DO TEMA
Independente de época, cultura e classe social, os jogos e brinquedos fazem parte da vida da criança, por ser o brinquedo a essência da infância e seu uso permitir um trabalho pedagógico que possibilite a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento.
O jogo nas suas diversas formas auxilia no processo ensino-aprendizagem, tanto no desenvolvimento psicomotor, isto é, no desenvolvimento da motricidade fina e ampla, bem como no desenvolvimento de habilidades do pensamento, como a imaginação, a interpretação,a criatividade, o levantamento de hipóteses, a obtenção e organização de dados e a aplicação dos fatos e dos princípios que, por sua vez, acontecem quando jogamos, quando obedecemos as regras, quando vivenciamos conflitos numa competição, etc. ( REVISTA NOVA ESCOLA, 2006).
Brincando a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e confere habilidades, além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporcionam o desenvolvimento da linguagem do pensamento, da concentração e da atenção.
Quando brincam, as crianças ficam mais motivadas para usar a inteligência, pois querem jogar bem, esforçam-se para superar os obstáculos, tanto cognitivos como emocionais.
O brinquedo é a oportunidade do desenvolvimento e o jogo é por excelência integrador, há sempre um caráter de novidade, o que é fundamental para despertar o interesse da criança, é um dos meios propícios à construção do conhecimento.
Em geral, o elemento que separa um jogo pedagógico de outro caráter apenas lúdico é este: desenvolve-se o jogo pedagógico com a intenção de provocar aprendizagem significativa, estimular a construção de novo conhecimento e principalmente despertar o desenvolvimento de uma habilidade operatória, ou seja, o desenvolvimento de uma aptidão ou capacidade cognitiva.
Portanto, a escolha do tema justifica-se pela evidencia do lúdico

Relacionados