2005AF 32

613 palavras 3 páginas
2005AF 32 - Estratégias Pedagógicas no Ensino Recorrente TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO De forma a apreender as características específicas do sujeito adulto em termos sociais e cognitivos traçamos, uma abordagem acerca de alguns modelos teóricos para a compreensão da idade adulta. Desde o Modelo Teórico Motivacional ao Psicossocial tentando abranger todos os domínios da vivência adulta. Referimos igualmente os modelos de aprendizagem mais marcantes na EA.
Diversas investigações realizadas sobre a idade adulta indicam que esta se refere a uma etapa de desenvolvimento e mudança muito idêntica às que se processam na infância e adolescência (Allman, 1982).
Os estudos revelam que o referido período se caracteriza pela estabilidade no qual se ajustam capacidades, atitudes e habilidades anteriormente aprendidas. Estas aplicam-se nas diversas actividades que o adulto realiza durante a sua vida diária, nomeadamente em casa, no trabalho, nos tempos livres, nas suas relações sociais.
Quando se pretendem informações relativas ao modo de aprendizagem do adulto quase todos os autores fazem referência às etapas de desenvolvimento ao longo da vida, ou seja, o ciclo vital.
Uma das primeiras dificuldades da psicologia do desenvolvimento do adulto é que se revela metodologicamente difícil conseguir estabelecer fases ou etapas na vida adulta. Outra dificuldade diz respeito à literatura referente à temática, cuja dispersão dificulta a generalização de uma única base teórica.
Dos diversos modelos defendidos em investigações, no nosso âmbito de estudo, apresentamos alguns que se consideraram mais relevantes por diferentes autores como os mais importantes para o estudo da EA. Desta feita, apresentam-se quatro modelos básicos: modelo teórico motivacional de Huberman modelo teórico empírico de Levinson modelo teórico clínico de Havighurst modelo teórico psicossocial de Erikson O Behaviourismo constitui um paradigma psicológico que tem influenciado a teoria educativa. Podemos dizer que o

Relacionados