2005 3ES253

7118 palavras 29 páginas
1

A Intrigante Trajetória de Crescimento da Weg na Economia Brasileira
Autoria: Jayme Chataque de Moraes, Denise L. Fleck
O artigo examina a consistente trajetória de crescimento do Grupo Weg S.A., a despeito da marcante instabilidade do ambiente brasileiro de negócios dos anos
1980 e 1990. Na busca de mecanismos explicativos de tal comportamento, o estudo realizou uma investigação histórica sobre as 4 décadas de existência da empresa. A análise indutiva de múltiplos níveis – indivíduo, firma e indústria – sugeriu que a combinação de alto espírito empreeendedor por parte dos fundadores e de uma gestão de valorização de recursos humanos fornece explicações para o crescimento da Weg. A análise sugeriu que o processo de formação de folga de recursos humanos influenciou positivamente a sua trajetória de crescimento, tendo a acumulação de conhecimentos exercido papel chave nesse processo.

Elevado grau de instabilidade foi característica marcante da economia brasileira das décadas de 1980 e 1990. O país foi sumetido a 6 planos econômicos, 5 alterações de moeda, moratória da dívida externa, programa de privatização, liberalização do comércio exterior, confisco de liquidez, crescentes taxas inflacionárias que alcançaram 2708% ao ano, e presenciou expressivo volume de falências, concordatas e desnacionalização do capital privado pelas vendas a grupos estrangeiros. Em meio a esse conturbado ambiente, destaca-se a atuação do GrupoWeg.
Fundada em 1961 como fruto do espírito empreendedor de três visionários, a Weg, permanece empresa de capital nacional. A partir de Jaraguá do Sul, portanto afastada do Rio –
São Paulo, desenvolveu uma trajetória de crescimento consistente, que tem se acelerado nos últimos anos, e apresenta metas de crescimento de 20% ao ano para o período 2003 a 2007. A figura descreve o crescimento da Weg utilizando como indicador de tamanho o faturamento anual da empresa em relação ao PIB do respectivo ano.

Faturamento Weg como % PIB Brasil

0,16%
0,12%

Relacionados