2002006015306

2310 palavras 10 páginas
EDUCAÇÃO E A DIVERSIDADE CULTURAL1

Maxuel Tavares2 maxtavarest@hotmail.com RESUMO

O presente artigo tem como escopo mostrar como a escola deve trabalhar a diversidade cultural no sistema educacional com o intuito de alcançar o respeito e a compreensão das diferenças sócio-políticas dos alunos, preservando as diferenças e admitindo suas igualdades. A diversidade cultural está presente diariamente em todos os lugares, através da sua linguagem, da sua culinária, e diversas atividade que sejam desenvolvidas. A escola deverá atuar na socialização do saber e fazer disso a transformação para com os educandos, pois será isso que transformará o indivíduo em cidadão. A escola permitindo a troca de experiência, acompanhadas de um corpo docente com capacitação continuada e com metodologia eficaz para ser colocada em sala, será possível construir um meio escolar menos preconceituoso e mais aberto as diversidades culturais.

PALAVRAS-CHAVE: Diversidade, cultural e escola..

1 INTRODUÇÃO

Dentro da sociedade é nítido a existência da diversidade cultural e social do mundo, tendo em vista que cada um possui sua relatividade – no seu modo de pensar, agir, ser, estar, ter e etc.
O fato não está no problema que é ser diferente, mas está em trabalhar a desigualdade dentro do meio educacional.
É difícil implementar a ideia de cultura no interior de projetos educativos, mas no mesmo sentido que há esta dificuldade há as desigualdades que tem que ser tratadas.
Para que a escola e seus projetos educativos consigam orientar a compreensão do que é cultura de um grupo ou de um indivíduo que a pessoa faz parte, faz-se necessário que seja observado em qual ele vive, e assim se consegue preliminarmente obter o entendimento das diferenças sociais existentes entre os homens. Segundo Marcelino (1988, pág. 116): a cultura é algo simples e ao mesmo tempo complexo para ele, a cultura é cultivo, ou seja, antes de tudo cultura é trabalho, trabalho humano transformando a

Relacionados