2001004099

1789 palavras 8 páginas
Educação: Espaço e Forma
Jogos e suas faixas etárias:
No jogo se coloca o corpo em movimento,exercita habilidades motriz, aperfeiçoar os movimentos coloca em ação seus pensamentos e sentimentos.
No ato de jogar estão implicados direta e indiretamente, o raciocino, analise, a síntese, o planejamento, a organização e o agir. O prazer, o lazer e a aprendizagem.
O Jogo tem uma importância fundamental para a criança,durante a realização da atividade pode-se explorar o meio ao seu redor, através de ações motoras e mentais, instantâneamente vivenciando experiências com prazer e satisfação.
O jogo é uma atividade voluntária da criança e a mediação de um adulto ou de outra criança mais experiente é necessária para servir de estimulo ao desenvolvimento e na estrutura mais elaborada do pensamento.
O jogo permite aprendizagem fundamental para a própria construção em um mundo de objetos e pessoas cada vez mais complexo.
Enquanto jogam as crianças , os jogadores estabelecem vínculos afetivos positivos e negativos.
A criança, quando não consegue compreender o mundo dos adultos e a realidade que a cerca , usa o jogo para orientar seu pensamentos em direção a satisfação de suas necessidades afetivas e intelectivas o que permitirá que assimile o real a sua própria vontade, resultando dai um equilíbrio pessoal do mundo físico e social.

CLASSIFICANDO O JOGO
O Ser humano tem para o jogo uma tendência lúdica, classificando-o em três formas que caracterizam a evolução do jogo na criança. * Jogo de Exercício Psicomotor * Jogo Simbólico * Jogo de Regras
JOGOS DE EXERCÍCIO PSICOMOTOR
São jogos que envolvem exercicios psicomotores e que requerem a maturação neuropsicomotora.
O jogo limita-se a repetição de movimentos e gestos com objetivo exploratório, que permite a criança explorar e exercitar o próprio corpo.

QUE FIGURA É ESSA?
Objetivos:
Desenvolver a percepção visual de formas geométricas

Relacionados