2000783100167

571 palavras 3 páginas
Movimento em Queda Livre

RESUMO
Objetivo do relatório é medir a aceleração gravitacional no movimento em queda livre de uma bolinha de silicone abandonada do alto de um prédio com, desprezando o peso da bolinha e a pressão do ar. Para avaliar a eficiência foram feitas vinte medições com cronometro digital.
INTRODUÇÃO
Aristóteles imaginava que os objetos de maior peso deveriam cair com mais velocidade. Muitos pensadores da época questionavam a validade de tal teoria apresentada por ele. A contribuição de Galileu para os pensadores foi propor a realização de um experimento para resolver o conflito. Foi realizada a queda de esferas de pesos diferentes do alto da torre de Pisa. O fato foi considerado lenda por alguns historiadores como Alexandre Koyré, onde questionou a precisão de um relógio d água utilizada na época. É importante lembrar que a afirmativa de Galileu só é valida para corpos em queda livre que estão no vácuo, ou seja, livre da resistência do ar, ou no ar com resistência desprezível. Dessa forma o movimento pode ser denominado queda livre. A experiência que segue adiante comprova a validade da experiência de Galileu.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL A experiência teve seu inicio na escolha do local apropriado para diminuir as interferências, como intempéries do tempo. Inicialmente foi tomado o cuidado de anotar a altura do para peito até o solo do local exato para soltar a bolinha. Os tempos foram registrados a partir da queda da bolinha do para peito, mais cinco centímetros da altura do punho até tocar o solo. O zera mento do cronometro era feito cada repetição da experiência, onde as tarefas foram divididas da seguinte forma: soltar a bolinha do alto de prédio, registrar o tempo de queda livre até tocar o solo com um cronometro e anota-los afim de calcular a altura da escada em metros, a velocidade final da bolinha em m/s, utilizando o tempo médio para os cálculos. Foram registrados

Relacionados