20005948362849

2933 palavras 12 páginas
Etapa1
Passo 1
Na visão de Burdridge (1988), O objetivo do PCP é proporcionar uma utilização adequada dos recursos, de forma que produtos específicos sejam produzidos por métodos específicos, para atender um plano de vendas aprovado, é fornecer informações necessárias para o dia-a-dia, reduzindo os conflitos existentes entre vendas, finanças e chão-de-fábrica..
Fluxo de informações do PCP
O PCP é um elemento decisivo na estratégia das empresas para enfrentar as crescentes exigências dos consumidores por melhor qualidade, maior variação de modelos, entregas mais confiáveis. Por isso, a necessidade de se buscar uma maior eficiência nos sistemas de PCP.
Zacarelli (1979) afirma que dificilmente se encontra, na prática, dois sistemas de Planejamento e Controle da Produção iguais. Os principais fatores responsáveis por esta diferenciação são : tipo de indústria, tamanho da empresa e diferenças entre estruturas administrativas
Silver & Peterson (1985) estabelecem três níveis hierárquicos para o PCP :
Nível Estratégico (longo prazo);
Nível Tático (médio prazo);
Nível Operacional (curto prazo) .
Estrutura do processo decisório do Planejamento e Controle da Produção.
Fonte: Adaptado de Silver & Peterson (1985)
Previsão de Demanda
As análises das futuras condições de mercado e previsão da demanda futura são da maior importância para a elaboração do Planejamento de Longo Prazo. Mesmo em indústrias que fabricam produtos sob encomenda, onde não se faz nenhum estudo formal de previsão de demanda, a alta direção pode fazer conjecturas sobre o estado da economia e o seu impacto nos negócios futuros da empresa.
Segundo Buffa & Sarin (1987) as previsões de demanda podem ser classificadas em : longo prazo, médio prazo e curto prazo.
Curto prazo: estão relacionadas com a Programação da Produção e decisões relativas ao controle de estoque.
Médio prazo: o horizonte de planejamento varia aproximadamente de seis meses a dois anos. Planos tais como: Plano Agregado

Relacionados