2 Relat Rio Coleta De Amostras Sangue E Secre Es

2165 palavras 9 páginas
1. INTRODUÇÃO

O relatório tem por finalidade apresentar as atividades desenvolvidas no estágio supervisionado no laboratório, onde tivemos as aulas práticas dos assuntos abordados na teoria.
O componente curricular Coleta de Amostras biológicas: sangue secreções, tem por objetivo colocar em prática os conhecimentos adquiridos no laboratório como: Punção Sanguínea e assepsia, Garroteamento, Tipos de Coleta, dentre outro; e fixa condições padronizar definir regras e recomendações para que se faça uma boa coleta e o envio de amostras.
Antes da coleta de sangue para a realização de exames laboratoriais, é importante conhecer, controlar e se possível, evitar algumas variáveis que possam interferir com a exatidão dos resultados. Classicamente são referidas como condições pré-analíticas variação cronobiológica, gênero, idade, posição, atividade física, jejum, dieta, uso de drogas para fins terapêuticos ou não, e a aplicação de torniquete, procedimentos terapêuticos ou diagnósticos, cirurgias, transfusão de sangue e infusão de soluções. Alguns aspectos do tubo de coleta, como o uso de gel separador, anticoagulantes e conservantes e características da amostra, como hemólise e lipemia, também podem ser causa de variação dos resultados.
As amostras deverão ser identificadas individualmente com o nome completo do paciente, local da procedência, o exame a ser realizado e a data da coleta; amostras com identificação inadequadas não devem ser processadas.
As etiquetas devem ser colocadas de forma a não ocultar o nível do volume da amostra contida e não cobrir o código de barra das etiquetas.
Durante todo o processo, desde a coleta do material biológico até a análise laboratorial, é imprescindível a adoção de medidas de biossegurança, de forma a diminuir os riscos envolvidos. No momento da coleta de sangue, o profissional de saúde deverá utilizar equipamentos de proteção individual (EPI), pois em todos os locais onde se faz coleta de sangue ou há manipulação de materiais

Relacionados

  • PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS
    43265 palavras | 174 páginas
  • Tratamento e acompanhamento do diabetes mellitus
    93855 palavras | 376 páginas
  • DJ239 2013 ASSINADO
    560858 palavras | 2244 páginas