2 PORTFOLIO FISIOLOGIA HUMANA

2913 palavras 12 páginas
LETÍCIA MARQUES ELIAS SANTOS – RA: 1159950

Atividade de Portfólio
FISIOLOGIA HUMANA

Belo Horizonte/MG
2015

LETÍCIA MARQUES ELIAS SANTOS – RA: 1159950

Atividade de Portfólio
FISIOLOGIA HUMANA
Trabalho apresentado ao Professor Servio Antonio Bucioli como parte das exigências do Ciclo 2 da disciplina Fisiologia Humana do curso de Bacharelado em Educação Física à Distância.

Belo Horizonte/MG
2015
CICLOS DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA

2º Ciclo de Aprendizagem a Distância
Atividade de Portfólio

1- O que é placa motora e unidade motora?
A placa motora é o local em que um estímulo elétrico tem de ser transformado em movimento, através de alguns mediadores químicos, o principal dos quais a acetilcolina, permitem essa transformação. Unidade motora é composta por um único neurônio motor alfa e todas as fibras musculares que ele inerva. Substâncias químicas especializadas são liberadas pelo neurônio(motor) em resposta a um impulso nervoso. Em seguida, essas substâncias químicas geram eventos no interior da célula muscular que resultam em contração ou encurtamento da célula muscular.
2- Explique como ocorre a fase de acoplamento excitação-contração, e a fase de relaxamento da contração muscular.
Acoplamento excitação-contração é como se denomina o processo que compreende os eventos desde a excitação da membrana sarcoplasmática até o desencadeamento da contração da fibra muscular.
Para uma fibra esquelética se contrair, fisiologicamente deve ser inicialmente estimulada por uma célula nervosa denominada motoneuronio, através de uma formação especializada chamada junção neuromusculae ou mioneural. Quando o axônio de um motoneurônio chega a um musculo, ele se divide em vários terminais, de um numero variável, cada qual terminado firmemente ao sarcolema de uma fibra muscular, numa região especializada denominada placa motora.
3- Cite quais as características dos seguintes tipos de fibras musculares esqueléticas: tipo I, tipo IIA, tipo

Relacionados