2 - Novo paradigma administrativo do Gestor Públicolica

1250 palavras 5 páginas
Matriz de atividade individual*
Módulo: 04
Fórum Item 5.2.3
Título: Avanços alcançados e a alcançar na saúde e educação.
Aluno: THIAGO MILTON B. M. COSTA
Disciplina: Novo Paradigma
Turma: Equipe 6
Administrativo do Gestor Público
Introdução
Quando se trata de pesquisa sobre os principais problemas do Brasil saúde se destaca na classificação sendo acompanhada pela educação. Somando os percentuais daqueles que destacam um ou outro como principal problema do país chegamos a impressionantes 61% (Datafolha, 2013).
Nos últimos anos houve melhora nos indicadores, houve a universalização do atendimento. Na contramão desses avanços há diversos casos de mau uso dos recursos ou ainda falta deles.
A população entendendo que o estado deve cumprir seu papel vem cobrando as necessárias mudanças para um atendimento em níveis aceitáveis.
Assim os gestores se deparam com desafios à sua frente e devem buscar meios de supera-los através de ferramentas de gestão eficazes.
Condição da gestão pública atual em atender a população nos serviços propostos A população brasileira demonstra claramente sua insatisfação com a prestação dos serviços essenciais e que por força de lei, Constituição Nacional de
1988, devem ser assegurados. Saúde e educação sempre ocupam as primeiras posições quando se é perguntado sobre os principais problemas do país.
Nos últimos anos é notável o esforço dos governos em melhoria na prestação dos serviços, porém ainda a muito a avançar para atingirmos uma cobertura adequada e com qualidade no mínimo regular.
No que tange ao sistema de saúde oferecido aos cidadãos não há cobertura para todos, pois ao universalizar o atendimento faltou o acompanhamento dos investimentos necessários. Devido a esse contexto houve uma queda na qualidade dos serviços e uma migração para a saúde complementar.
Na educação a situação é análoga, os indicadores mostram que houve a universalização da educação. Assim de 1991 a 2010 o percentual de alunos

Relacionados