2 LEI MENDEÇ

278 palavras 2 páginas
Aula de Biologia– 25/08/2014
Assunto : Segunda Lei de Mendel

Ervilhas

Gregor Mendel

Recordando....
• Genótipo – Genótipo é o conjunto formado pelos genes de um indivíduo que não são modificados naturalmente. O genótipo é representado através de letras ( AA; Aa; VV; vv...)
• Fenótipo - termo empregado para designar as características apresentadas por um indivíduo. Entre as características fenotípicas visíveis, podemos citar a cor de uma flor, a cor dos olhos de uma pessoa, a textura do cabelo, a cor do pelo de um animal, etc..
• Alelo – é uma das diversas formas de um certo gene, ocupando uma posição num certo cromossomo, conhecida por locus.
• Homozigotos ou “puros”, são caracterizados por pares de genes alelos idênticos são representados pelas letras iguais (AA, aa, BB, bb, VV, vv), sendo que as maiúsculas são chamadas de dominantes, enquanto que as minúsculas são as recessivas.
• Heterozigotos ou "híbridos", é o indivíduo que possui os dois alelos diferentes para determinar uma característica., eles são representados pela união das letras maiúsculas e minúsculas, por exemplo, Aa, Bb, Vv.

A segunda lei de Mendel , é também chamada de lei da segregação independente ou lei da recombinação.  Podemos resumir a segunda lei de Mendel da seguinte maneira: “em um cruzamento em que estejam envolvidos duas ou mais características, os fatores que determinam cada uma se separam (se segregam) de forma independente durante a formação dos gametas e se recombinam ao acaso, formando todas as combinações possíveis independentemente.” Exemplos:
Cruzamento diíbrido: cor e forma das sementes
Cores: amarela e verde
Formas: lisa e rugosa
Cruzamento: amarela lisa x verde rugosa

Relacionados