2 Instrução Aprendiz de Marçom

1704 palavras 7 páginas
Loja Maçônica Estrela da Amazônia N°35

SEGUNDA INSTRUÇÃO

DIEGO LUIZ DE MOURA BARBOSA
INTRODUÇÃO
A Segunda Instrução nos mostra uma grande verdade, a existência de um ser superior, do Grande Arquiteto do Universo (G.’.A.’.D.’.U.’.) criador de tudo que existiu, existe e existirá. Sabemos disso pois somos dotados de inteligência, e com ela sabemos distinguir o bem do mal e a Maçonaria está aí para nos ajudar a fazer progressos e a aperfeiçoar a forma de distinguir o bem que devemos sempre fazer do mal que devemos evitar em nós e nos que nos cercam.

MORAL MAÇÔNICA
É na Maçonaria encontramos o ensinamento necessário para seguir nosso caminho para o bem, chamamos a isso de Moral. Na Maçonaria encontramos a mais pura e propícia formação de nosso caráter, tanto do ponto de vista social como individual. Podemos fazer uma analogia deste progresso de aperfeiçoamento com nossa vida, dividida em infância, quando este discernimento é rudimentar, passando pela adolescência onde nos deparamos com muitos questionamentos e no final, na nossa fase adulta, onde podemos aperfeiçoar e elevar ao mais alto grau a nossa concepção de moral. Sabemos desde nossa entrada na Maçonaria que o caminho será árduo e longo, mas não devemos esmorecer jamais, com certeza passaremos por bons e maus momentos, nestes casos, devemos retirar o máximo proveito dos bons momentos e fazer de trampolim os maus momentos.
A moral se baseia no amor ao próximo e a Deus e esta deve ser a base de todo o ensinamento moral.

SER LIVRE E DE BONS COSTUMES
Quando de nossa iniciação, provamos que somos livres e de bons costumes, mas só isso não basta, precisamos ter em nossas mentes que isso deve ser seguido em todo o resto de nossas vidas. Nos é explicado que todo homem é livre, ninguém deve viver em escravidão, não devemos viver na escravidão que nossa vida profana muitas vezes nos priva de sermos livres por

Relacionados

  • Causas da evasão escolar nos cursos profissinalizantes da rede estadual na cidade de medianeira - pr
    5458 palavras | 22 páginas